SOB PERSPECTOS DE MULHERES: OBSTACULOS DE MULHERES EM POSIÇÃO DE GESTÃO DE INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
artigo
Este trabalho investiga as percepções de corpos femininos em posições de gestão no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus São Mateus, explorando as implicações na construção e mobilização de modos de subjetivação. O objetivo é analisar as narrativas dessas mulheres quanto às barreiras profissionais, sociais e culturais enfrentadas, além de compreender como conciliam a gestão com o trabalho de cuidado não remunerado. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas narrativas de duas docentes gestoras, cujas histórias foram analisadas com base na análise de discurso inspirada em Foucault, Butler e Hooks. Os resultados revelam a contínua desvalorização da liderança feminina, a sobrecarga do trabalho de cuidado e a resistência das entrevistadas frente às normas patriarcais. A conclusão destaca a necessidade de políticas institucionais que promovam equidade de gênero e a desconstrução das divisões de trabalho historicamente estabelecidas.
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