Utilização de recursos didáticos para o ensino de microbiologia no ensino médio: sistematização da experiência de formação docente

Pereira, Thayanna Scopel (2015)

tcc

A Microbiologia trata de microrganismos que estão no nosso cotidiano sendo fundamental a sua percepção para nos tornarmos indivíduos mais conscientes. Muitas vezes esse conteúdo é trabalhado somente com uso do livro didático o que torna as aulas bastante abstratas, prejudicando a percepção por parte dos alunos desses pequenos organismos. Torna-se necessário o uso de recursos didáticos que estimulem um novo olhar para um mundo extremamente pequeno. Esse trabalho objetivou descrever a sistematização da experiência quanto a utilização de recursos didáticos diferenciados para o ensino de Microbiologia no Ensino Médio, durante o Programa Bolsa Estágio Docência. Para isso, foi proposto e desenvolvido o projeto “Influência dos microrganismos do solo sobre crescimento vegetal” com quatro alunos da primeira série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “José Pinto Coelho”. Atividade investigativa e utilização de recursos didáticos diferenciados de cunho prático foram desenvolvidas com esses alunos e os resultados dessas atividades foram apresentados na Feira Estadual de Ciências. Avaliou-se o nível de informação dos alunos antes das atividades propostas por meio de um questionário. Todas as atividades desenvolvidas eram registradas no diário de bordo. Após o termino dos trabalhos os alunos elaboraram um texto relatando a experiência e as contribuições proporcionadas pelo projeto. Para a análise de dados utilizou o método de sistematização de experiências, descrevendo e analisando a experiência docente e a percepção do nível de aprendizagem dos alunos. Constatou-se que o uso de recursos didáticos, que enfatizaram atividades práticas, atraíram a atenção e o interesse dos alunos; aumentou da criticidade; proporcionou melhorias na oralidade, na aproximação com o conhecimento científico e na percepção das relações que os microrganismos estabelecem com o seu cotidiano. A experiência vivenciada despertou o interesse para a docência e trouxe reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem motivando a realizar outras intervenções metodológicas que instiguem os alunos para uma aprendizagem significativa. Também, remete, a uma provocação para possíveis mudanças das percepções para os graduandos em formação inicial.

Microbiology deals with organisms that are in our daily lives is fundamental to their perception to become more aware individuals. Often this content is worked only with use of textbooks which makes the rather abstract classes, damaging perception by students of these small organisms. It becomes necessary to use teaching practices that encourage a new look to a very small world. This work aimed to carry out the systematization of experience regarding the use of differentiated teaching resources for Microbiology teaching in high school, during the Grant Program Teaching Internship. For it was proposed and developed the project "Influence of soil microorganisms in plant growth" with four students of the high school grade at Elementary School and East "José Pinto Coelho". Investigative activity and use of teaching resources practical distinguished were developed with these students and the results of these activities were presented at the State Science fair. It was evaluated the level of information before the pupils of proposed activities through a questionnaires. All the activities were recorded in the logbook. After the end of the work the students have prepared a text describing the experience and contributions provided by the project. For data analysis used the systematization of experiences method, describing and analyzing teaching experience and the perception of the level of student learning. It was found that the use of teaching resources , which emphasized practical activities , attracted the attention and interest of the students; increased criticality ; provided improvements in oral , in approaching scientific knowledge and perception of the relationships that microorganisms establish with their daily lives. The lived experience sparked interest for teaching and brought reflections on the process of teaching and motivating learning to perform other educational methodological interventions that encourage students to meaningful learning. Also refers to a provocation for possible changes in perceptions for students in initial training.


Collections: