O "currículo queer" na Biologia: discutindo a sexualidade no ensino médio.
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O texto apresenta uma pesquisa realizada durante o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Espírito Santo - campus Santa Teresa abordando novas propostas para o currículo de Biologia, aproximando-o das temáticas da sexualidade e do gênero, numa perspectiva Queer. Procura discutir um pouco o ensino de Biologia e realiza uma aproximação das propostas curriculares das escolas (campo de estudo) em que a pesquisa ocorreu – Ifes - campus Santa Teresa e EEEFM Frederico Pretti – e dos documentos oficiais (estadual e federal). Ressalta a importância de trabalhar tais temáticas, de modo especial a questão da sexualidade, nas práticas de ensino e a partir das propostas curriculares de Ciências/Biologia como tentativa de ir ao encontro das necessidades e anseios dos alunos/as presentes nos cotidianos escolares. A pesquisa apresenta algumas abordagens do campo curricular e reafirma o compromisso com a contextualização das ideias, saberes, pedagogia e teoria Queer, embasada pelas abordagens teóricas de autores como LOURO (2004, 2012), MISKOLCI (2013, 2014) e SILVA (2013). Os pressupostos teóricos de outros autores como ALVES (2002), CERTEAU (1994) e FERRAÇO (2001, 2004, 2005) também são utilizados nos caminhos teórico-metodológicos vivenciados durante a pesquisa com os cotidianos, uma abordagem de caráter qualitativo que utiliza alguns instrumentos para a produção dos dados, tais como: entrevistas, narrativas, fotografias e registro em diário de campo. Ao final do estudo acredita-se na proposta/aposta apresentada e amplia-se o convite para que outros sujeitos das escolas possam dar continuidade a este movimento, trabalhando pela possibilidade de articulação de um currículo que seja Queer, praticado e problematizador, promovendo a ampliação dos conhecimentos produzidos nos cotidianos escolares.
The paper presents a survey conducted during the course of degree in Biological Sciences from the Federal Institute of Espírito Santo - campus Santa Teresa addressing new proposals for the Biology curriculum, approaching the themes of sexuality and gender, at a Queer perspective. Discusses some teaching Biology and performs an approximation of the proposed curriculum of schools (field of study) where the research took place - IFES - campus Santa Teresa and EEEFM Frederico Pretti - and official documents (state and federal). It emphasizes the importance of working such issues, especially the issue of sexuality in teaching practices and curriculum proposals from Science/Biology as an attempt to meet the needs and desires of students present in the everyday school life. The research presents some approaches to curricular field and reaffirms commitment to contextualization of ideas, knowledge, pedagogy and Queer theory, grounded by the theoretical approaches of authors such as LOURO (2004, 2012), MISKOLCI (2013, 2014) and SILVA (2013) . The theoretical assumptions of other authors as ALVES (2002), CERTEAU (1994) and FERRAÇO (2001, 2004, 2005) are also used in the theoretical and methodological approaches experienced during the survey of the everyday school life, a qualitative approach that uses some instruments for production of data, such as interviews, narratives, photos and journaling field. At the end of the study, it is believed in the proposal/theory presented and it extends up the invitation to other schools subjetcs so they can continue this movement, working for the possibility of articulating a curriculum that is Queer, practiced and problem-solving, promoting expansion of the knowledge gained in everyday school life.
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