Lago didático: possibilidades práticas ao ensino de Ciências/Biologia

Borçato, Rodrigo Martins de Almeida (2015)

tcc

Essa pesquisa foi elaborada abordando a utilização de um recurso pedagógico (Lago Didático - LD) como um instrumento para a aplicação de aulas fora dos espaços formais de ensino. Essa experiência foi instigada através da busca por proveitos que os conhecimentos já gerados através da prática do aquarismo pudessem ser mais explorados, fornecendo contribuições que agregariam novas possibilidades ao meio educacional e científico. A partir de aulas integradas à utilização do LD, abordando conceitos e eventos relacionados à Biologia, uma turma de 1ª série do Ensino Médio do Ifes foi avaliada quanto ao rendimento frente a este método, auxiliando a indicar a viabilidade desta prática como mais um recurso possível de ser utilizado por educadores que procuram meios alternativos para o ensino de Ciências/Biologia. A realização desta pesquisa contou com um diagnóstico inicial, através da aplicação de um questionário; as atividades pedagógicas, que foram realizadas em três momentos distintos, contando com relatórios individuais escritos pelos educandos; e a reaplicação do questionário, que foi o instrumento comparativo utilizado para avaliar o processo de ensino-aprendizagem durante tais atividades. Foram realizados levantamentos sobre os dados gerados, com análises qualitativas e quantitativas que, juntas, auxiliaram no processo de investigar a validade do projeto proposto, sendo identificadas suas potencialidades e fraquezas. Frente a surpresas e desencontros de ideias previamente postuladas, com a discussão sobre o desenvolvimento destes alunos em relação a todo o processo, houve a constatação desta prática como viável e replicável, podendo ser inserida como uma atividade válida ao cotidiano escolar.

The following survey was conducted on the use of a pedagogical resource (Didactic Pond - DP) as a tool to base the application of lessons outside the formal educational spaces. This experience was instigated by the search for utilities that knowledge already generated by aquarium practice could be further explored, providing contributions that would add new possibilities to the educational and scientific community. From lessons integrating the use of the DP, addressing concepts and events related to Biology, a group of 1st grade High School students from IFES was evaluated for forward income to this method, helping to indicate the viability of this practice as another possible feature to be used by educators seeking alternative means for teaching Science/Biology. This research had an initial diagnosis through the application of a questionnaire; pedagogical activities that were carried out in three distinct phases, with individual reports written by the students; and a further reapply of the questionnaire, which was a comparative tool used to evaluate the process of teaching and learning during these activities. Surveys were conducted on data generated with qualitative and quantitative analyzes that together helped in at the process of investigating the validity of the proposed project, identifying their strengths and weaknesses. Faced with surprises and misunderstandings from previously postulated ideas, with a discussion on the development of these students in relation to the whole process, there was the realization of this practice as viable and replicable, and that it can be inserted as a valid activity to the school routine.


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