O território percebido através de mapas mentais: diálogos sobre territorialidade dos educandos do 9º ano da EMEF São Cristóvão

SILVA, Débora Jatiani da (2019)

Trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Me intriga em como um mesmo lugar estabelece diversas relações e como isso é percebido e vivido por cada indivíduo. Ao problematizar esta questão durante o curso de licenciatura em Geografia muitos momentos pude refletir e resignificar esta questão. Durante o estágio supervisionado, tendo como base as leituras do curso, me perguntei como essa multiplicidade de experiências estavam ligadas as relações de poder e como o diálogo dessas percepções podem auxiliar no ensino de geografia. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo compreender como os alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Cristóvão percebem as relações de poder estabelecidas no bairro em que residem e a contribuição desse diálogo para o ensino de geografia. Em função do objetivo proposto foi necessário: a) Discutir o conceito de território e a sua contribuição para o ensino de geografia; b) Investigar como os estudantes do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Cristóvão percebem e apresentam seus territórios a partir de Mapas Mentais e c) Analisar os diálogos a respeito dos territórios e as potencialidades para o ensino de geografia. A abordagem metodológica aplicada foi a pesquisa-ação. Este método possibilita que o pesquisador possa intervir no projeto se tornando um participante ativo permitindo-lhe refletir criticamente sobre a prática docente adotada. A técnica para analisar os mapas mentais foi o modelo proposto por Denis Richter (2011) possuindo as seguintes categorias: a) área geográfica; b) elementos do mapa; e c) conteúdo geográfico. As representações desenvolvidas pelos alunos auxiliaram na compreensão do conceito de território configurado através das relações de poder, estando o mesmo intimamente atrelado as experiências cotidianas dos indivíduos.

ABSTRACT: I am intrigued by how the same place establishes different relationships and how this is perceived and experienced by each individual. By problematizing this issue during the degree course in Geography, I was able to reflect and refine this issue many times. During the supervised internship, based on the readings of the course, I wondered how this multiplicity of experiences were linked to power relations and how the dialogue of these perceptions can help in the teaching of geography. In this sense, this research aimed to understand how students of the 9th grade of the São Cristóvão Municipal Elementary School perceive the power relations established in the neighborhood where they live and the contribution of this dialogue to the teaching of geography. Due to the proposed objective it was necessary to: a) Discuss the concept of territory and its contribution to the teaching of geography; b) To investigate how the 9th grade students of São Cristóvão Elementary School Municipal School perceive and present their territories through Mind Maps; and c) Analyze the dialogues about the territories and the potentialities for the teaching of geography. The applied methodological approach was action research. This method enables the researcher to intervene in the project by becoming an active participant allowing him to critically reflect on the teaching practice adopted. The technique to analyze the mental maps was the model proposed by Denis Richter (2011) having the following categories: a) geographical area; b) map elements; and c) geographic content. The representations developed by the students helped in understanding the concept of territory configured through power relations, being closely tied to the daily experiences of individuals.


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