O estudo e desenvolvimento de ferramentas de aprendizagem de Química aplicadas à Biologia: abordagem com deficientes visuais, uma proposta de inclusão
tcc
A criação e o uso de ferramentas didáticas é uma alternativa para potencializar o processo de ensino e aprendizagem. O estudo e desenvolvimento destes recursos são importantes, principalmente para atender as diversas necessidades dos educandos. No Brasil, poucas escolas estão qualificadas para receber alunos com algum tipo de deficiência, apesar de ser obrigação a inclusão destes em instituições de ensino. Estudos com deficientes visuais são realizados, entretanto poucos ligados a Biologia e Química. Portanto, o intuito deste trabalho foi criar e aplicar modelos didáticos inclusivos sobre conceitos químicos aplicados a Biologia, com o objetivo de gerar uma “visão” concreta dos conceitos trabalhados, além de comprovar a eficácia deste tipo de metodologia alternativa. Este trabalho foi realizado na Escola “Frederico Pretti” – Polivalente de São João de Petrópolis, com os alunos do 1º ano do Ensino Médio. Para alcançar os objetivos propostos, os estudantes responderam a dois questionários (diagnóstico e final) e manusearam modelos didáticos do DNA, Água e Átomo de Hidrogênio com os olhos vendados. Como resultado da pesquisa, concluiu se que o uso de modelos didáticos é uma alternativa eficaz para o ensino, pois apesar da dificuldade que alguns estudantes tiveram na hora de manuseá-lo, verificou-se que houve uma aprendizado significativo dos conceitos químicos e biológicos.
The creation and use of teaching tools is an alternative to enhance the teaching and learning. The study and development of these resources are important, especially to meet the diverse needs of learners in Brazil. Few schools are eligible to receive students with a disability, despite being obliged to include these in educational institutions. Studies with visually impaired are applied, but few linked to biology and chemistry. Therefore, the aim of this study was to establish and implement inclusive educational models on chemical concepts applied biology, with the aim of generating a concrete “vision” of worked concepts, as well as prove the effectiveness of this type of alternative methodology. This study was conducted at School "Frederico Pretti" - Multipurpose São João de Petrópolis, with the students of 1st year of high school. To achieve the proposed objectives, the students answered two questionnaires (and final diagnosis) and handled didactic models of DNA, Water and Hydrogen Atom blindfolded. As a result of research, it is concluded that the use of didactic models is an effective alternative for teaching, for in spite of the difficulty that some students had time to handle it, it was found that there was a significant learning of chemical concepts and biological.
Redes Sociais