As dimensões política, cultural e econômica do território do centro municipal de educação agroecológica - CMEA “Agostinho Batista Veloso”
Trabalho de conclusão de curso
RESUMO: O presente trabalho visa explorar as dimensões política, cultural e econômica do território da escola CMEA “Agostinho Batista Veloso” (CMEA A.B.V), bem como do recorte espacial do município abrangido pela instituição educacional: Vila Pavão, a partir da ótica dos alunos, tendo em vista os espaços vividos destes educandos. A metodologia foi composta pelo levantamento de diversas concepções e referenciais teóricos acerca do conceito de território, além da busca por imagens da escola elencada e do município de Vila Pavão junto aos alunos, dentre outros agentes da instituição educacional. Foram utilizados como métodos de coletas de dados na CMEA A.B.V: aplicação de entrevista semiestruturada com a gestora/pedagoga e professor de geografia, com objetivo de explorar o conceito de território e suas categorias correlatas no âmbito da geografia, e também de conhecer melhor a instituição, para, assim, entender como se organiza o território da escola, e compreender as possíveis dimensões política, cultural e econômica do seu espaço. Foi, igualmente, realizado o estudo de análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, tendo em vista poder completar e fundamentar a pesquisa, buscando-se entender as dimensões política, cultural e econômica que são abordadas nesse documento em relação aos recortes espaciais da pesquisa. No que concerne aos educandos, ocorreu a aplicação de pergunta discursiva sobre o território, com o objetivo de investigar como eles entendiam esta acepção. A partir de fotografias impressas da escola e do município de Vila Pavão pedidas aos alunos que pesquisassem anteriormente como atividade de casa, desenvolveu-se a oficina de colagem de imagens, construídas por um grupo de alunos, estando centrada nas representações espaciais exploradas do território escolar, bem como do município de Vila Pavão. Para isso, o grupo elencado foram alunos do sexto e sétimo anos do Ensino fundamental II, provenientes da instituição. Aproveitando-se do espaço vivido dos alunos que moram no interior ou, somente, frequentam o território a passeio, visitas e viagens, foram levantadas as dimensões do território a partir desta realidade vivida pelos mesmos, seja por ele apropriado simbolicamente, por pertencimento ou dominação. Desta forma, os educandos foram procurando encontrar as dimensões do território, explorando o espaço da escola bem como do município, a partir das suas visões sobre seu espaço vivido. A metodologia proposta mostrou-se proveitosa, pois possibilitou uma aprendizagem significativa do conceito de território por parte dos alunos, possibilitando a exploração da perspectiva de escola e de Vila Pavão como território. Ademais o conceito de território foi compreendido pelos educandos para além da perspectiva política de relações de poder, podendo-se, também, perceber os territórios em outras dimensões, como os simbolismos da dimensão cultural, e o capitalismo presente na sua dimensão econômica.
ABSTRACT: The present work aims to explore the political, cultural and economic of the school CMEA “Agostinho Batista Veloso” (CMEA A.B.V), as the spatial outline of the municipality covered by the educational institution: Vila Pavão, from the optics of the students, considering the lived spaces of these students. The methodology was composed by the survey of several conceptions and theoretical references about the concept of territory, as well as the search for images of the listed school and the municipality of Vila Pavão with the students, among other agents of the educational institution. Data collection methods were used at CMEA A.B.V. Semi-structured interviews were applied with the pedagogical manager and geography teacher, with the purpose of expanding the territory and its related categories within the geography, and sopun also know the institution better, in order to understand how the school's territory is organized, and to understand the possible political, cultural and economic dynamics of its space. The study of the documentary analysis of the Pedagogical Political Project (PPP) of the school was also carried out in order to complete and substantiate the research, seeking to understand the political, cultural and economic dimensions that are addressed in this document in relation to the clippings. research spaces. Regarding the students, there was the application of a discursive question about the territory, with the purpose of investigating how they understood this meaning. From printed photographs of the school and the municipality of Vila Pavão requested to students who previously researched as a home activity, developed the collage workshop, built by a group of students. It is centered on the exploratory spatial representations of the school territory, as well as the municipality of Vila Pavão. For this, the group listed were students of the sixth and seventh years of Elementary School II, coming from the institution. Taking advantage of the lived space of the students who live in the Interior or only frequent the territory by foot, visits and trips, the dimensions of the territory were raised from this reality lived by them, either symbolically appropriated by it, belonging or domination. Thus, the students sought to find the dimensions of the territory, exploring the space of the school as well as of the municipality, from their visions of their lived space. The proposed methodology proved to be useful because it made it possible for students to learn meaningfully about the concept of territory, allowing them to explore the perspective of school and Vila Pavão as a territory. In addition, the concept of territory was understood by the students beyond the political perspective of power relations, and the territories in other dimensions, such as the symbolism of the cultural dimension, and the capitalism present in its economic dimension.
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