Modelo didático para ensino de pessoas com deficiência visual: uma percepção botânica
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O lúdico é uma ferramenta muito utilizada no processo de ensino e aprendizagem e funciona como facilitadora da ação. Neste contexto, o uso de metodologias alternativas como o modelo didático para o ensino tende a ser importantes instrumentos de potencialização deste processo. Tendo em vista a dificuldade dos estudantes com deficiência visual, nos ensinos fundamental e médio, nesta disciplina, a compreensão de estruturas, morfologia e características peculiares aos vegetais, tais como, diferenças estruturais entre Gimnospermas e Angiospermas, o uso de metodologias alternativas que sejam capazes de promover um aprendizado satisfatório e efetivo desses conteúdos torna-se imprescindível. Entretanto, este método educacional não é efetivamente aplicado como práxis no meio escolar e é nessa realidade que o ensino e aprendizagem, bem como a relação professor-aluno se mostra distante de ser um processo prazeroso para ambos. O ensino da Botânica às pessoas com necessidades específicas, em especial para deficientes visuais, é uma atividade bastante complexa e desafiadora que, deve buscar a potencialização e o desenvolvimento das habilidades desses estudantes, na qual primam ser as principais ferramentas de inclusão na sociedade que vivemos. Desta forma, realizou se esse trabalho com o objetivo de avaliar a eficácia da utilização do modelo didático para o ensino de pessoas com deficiência visual, para tal esta pesquisa fomenta o uso de modelos didáticos de botânica como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem a fim de dinamizar a relação professor-aluno. A pesquisa foi dividida em três partes, a primeira delas foi a aplicação do questionário inicial elaborado com questões específicas da botânica. A segunda parte foi a socialização do modelo didático e, por fim a aplicação do questionário final, vale lembrar que estes procedimentos foram realizados individualmente, valorizando a interação professor aluno. A utilização desta ferramenta se mostrou um instrumento viável para o ensino do conteúdo de botânica. Pelo exposto no presente trabalho, percebeu-se que propor a utilização de metodologias como estas nas aulas se faz muito importante e válido para formação destes educandos como cidadãos acolhedores e promotores de inclusão.
The playful is a widely used tool in the teaching and learning process and works as a facilitator of the action. In this context, the use of alternative methods as educational model for teaching tend to be significant enhancement of the process instruments. Given the difficulty of students with visual impairment in primary and secondary education in this discipline, understanding structures, morphology and characteristics peculiar to plants, such as structural differences between Gymnosperms and Angiosperms, the use of alternative methodologies capable to promote a satisfactory and effective learning such content becomes essential. However, this educational method is not effectively applied as praxis in schools and it is this reality that the teaching and learning as well as teacher-student relationship shown far from being a pleasant process for both. The teaching of Botany for persons with special needs, especially for the visually impaired, is a complex and challenging activity that should seek the empowerment and development of skills of these students, in which they excel to be the main tools of inclusion in society we live. Thus, there was this work in order to assess the effectiveness of the use of the teaching model for teaching the visually impaired, for that this research promotes the use of didactic models of botany as an enabling tool for teaching and learning process in order to streamline the teacher student relationship. The research was divided into three parts, the first was the implementation of the initial questionnaire prepared with specific questions of botany. The second part was the socialization of educational model and finally the application of the final questionnaire, please note that these procedures were performed individually, enhancing the teacher-student interaction. The use of this tool proved to be a viable tool for the teaching content of botany. For these reasons in this study, it was noticed that propose the use of methods like this in class becomes very important and valid for training these students as welcoming citizens and include promoters.
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