dc.contributor.advisor | Costa, Adriano Goldner | |
dc.contributor.author | Napoleão, Pamela Chaves Rosendo | |
dc.date.accessioned | 2024-11-14T23:21:19Z | |
dc.date.available | 2024-11-14T23:21:19Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.citation | NAPOLEÃO, Pamela Chaves Rosendo. Sequência didática aplicada ao conteúdo de algas como recurso pedagógico para o ensino de Biologia. 2015. 81 f. Monografia (graduação em Ciências Biológicas) – Instituto Federal do Espírito Santo, Santa Teresa, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/5280 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho propôs o desenvolvimento de uma sequência de atividades
didáticas de maneira sistemática, visando a ampliação do conhecimento acerca das
algas, com destaque para suas diversas características e sua importância ambiental,
ecológica e econômica. Foram realizadas seis etapas, em quatro momentos, com os
estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e
Médio “Frederico Pretti”. As atividades consistiram em uma dinâmica inicial para
levantamento do conhecimento prévio dos alunos a respeito das algas em geral e, a
partir dela, foi elaborada uma aula teórica expositiva. Em outro momento, uma aula
de campo foi realizada com a coleta de amostras de água no reservatório do Setor
de Suinocultura do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Santa Teresa. Em
seguida, os estudantes foram encaminhados para o Laboratório de Ecologia e
Biodiversidade do mesmo instituto, onde puderam visualizar microalgas de diversos
grupos, sendo mais abundantes as que pertenciam à Divisão Euglenophyta. Este
momento foi bastante enriquecedor para o aprendizado dos sujeitos da pesquisa,
pois eles puderam interagir com o meio, verificando quais fatores podem influenciar
na proliferação daqueles organismos, bem como a sua contribuição para o
ecossistema aquático e fornecimento de oxigênio para a atmosfera. O último
momento consistiu em avaliar, por intermédio de um texto com erros conceituais e
de um jogo de alvo com perguntas e respostas, se as informações passadas foram
compreendidas pelos estudantes. Como resultado, os erros conceituais mais
identificados pelos alunos e as perguntas respondidas com maior embasamento
foram os que estavam relacionados com as aulas práticas, em que os estudantes
demonstraram maior envolvimento e participação efetiva nas atividades propostas.
Através dos dados obtidos foi possível perceber que a adoção de práticas
pedagógicas diferenciadas, em relação ao que vem sendo utilizado tradicionalmente
no ensino de algas, permite uma maior aproximação dos sujeitos com o tema e com
o meio a sua volta. Dessa forma, metodologias de ensino diferenciadas mostram-se
necessárias para aprimorar o desenvolvimento e a concretização do processo de
ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper proposes the development of a series of educational activities in a
systematic way in order to expand knowledge about the algae, highlighting its many
features and its environmental, ecological and economic. Six stages were carried out
in four stages with the students of the 2nd year of high school at the State
Elementary School and East "Frederico Pretti". The activity consists of an initial
momentum for raising the students' prior knowledge about the algae in general, and
from it we created a expository lecture. At another point, a field class was conducted
by collecting water samples in the swine sector of the reservoir of the Instituto
Federal do Espírito Santo - Campus Santa Teresa. Then the students were sent to
the Laboratory of Ecology and Biodiversity of the same institute, where they could
view microalgae various groups, being more abundant belonging to the Division
Euglenophyta. That moment was very enlightening to learn of the research subjects
because they could interact with the environment, checking what factors can
influence the proliferation of those bodies as well as their contribution to the aquatic
ecosystem and supply of oxygen to the atmosphere. The last time was to evaluate,
through a text with misconceptions and a target game with questions and answers,
whether past they understand the students. As a result, more conceptual mistakes
identified by students and questions answered better basis were those who were
related to the practical classes, where students demonstrated greater involvement
and effective participation in the proposed activities. Through the data obtained it was
observed that the adoption of differentiated pedagogical practices, in relation to what
has been traditionally used in teaching algae, allows a closer approximation of the
subjects with the subject and with the environment around you. Thus, differentiated
teaching methods appear to be necessary to improve the development and
implementation of the teaching-learning process. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Biologia – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Sequência didática aplicada ao conteúdo de algas como recurso pedagógico para o ensino de Biologia | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Santa Teresa | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Santa_Teresa | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Ciências Biológicas | |
dc.contributor.member | Piontkovsky, Danielle | |
dc.contributor.member | Lo Sardo, Paola Maia | |
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