Sequência didática aplicada ao conteúdo de algas como recurso pedagógico para o ensino de Biologia
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O presente trabalho propôs o desenvolvimento de uma sequência de atividades didáticas de maneira sistemática, visando a ampliação do conhecimento acerca das algas, com destaque para suas diversas características e sua importância ambiental, ecológica e econômica. Foram realizadas seis etapas, em quatro momentos, com os estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Frederico Pretti”. As atividades consistiram em uma dinâmica inicial para levantamento do conhecimento prévio dos alunos a respeito das algas em geral e, a partir dela, foi elaborada uma aula teórica expositiva. Em outro momento, uma aula de campo foi realizada com a coleta de amostras de água no reservatório do Setor de Suinocultura do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Santa Teresa. Em seguida, os estudantes foram encaminhados para o Laboratório de Ecologia e Biodiversidade do mesmo instituto, onde puderam visualizar microalgas de diversos grupos, sendo mais abundantes as que pertenciam à Divisão Euglenophyta. Este momento foi bastante enriquecedor para o aprendizado dos sujeitos da pesquisa, pois eles puderam interagir com o meio, verificando quais fatores podem influenciar na proliferação daqueles organismos, bem como a sua contribuição para o ecossistema aquático e fornecimento de oxigênio para a atmosfera. O último momento consistiu em avaliar, por intermédio de um texto com erros conceituais e de um jogo de alvo com perguntas e respostas, se as informações passadas foram compreendidas pelos estudantes. Como resultado, os erros conceituais mais identificados pelos alunos e as perguntas respondidas com maior embasamento foram os que estavam relacionados com as aulas práticas, em que os estudantes demonstraram maior envolvimento e participação efetiva nas atividades propostas. Através dos dados obtidos foi possível perceber que a adoção de práticas pedagógicas diferenciadas, em relação ao que vem sendo utilizado tradicionalmente no ensino de algas, permite uma maior aproximação dos sujeitos com o tema e com o meio a sua volta. Dessa forma, metodologias de ensino diferenciadas mostram-se necessárias para aprimorar o desenvolvimento e a concretização do processo de ensino-aprendizagem.
This paper proposes the development of a series of educational activities in a systematic way in order to expand knowledge about the algae, highlighting its many features and its environmental, ecological and economic. Six stages were carried out in four stages with the students of the 2nd year of high school at the State Elementary School and East "Frederico Pretti". The activity consists of an initial momentum for raising the students' prior knowledge about the algae in general, and from it we created a expository lecture. At another point, a field class was conducted by collecting water samples in the swine sector of the reservoir of the Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Santa Teresa. Then the students were sent to the Laboratory of Ecology and Biodiversity of the same institute, where they could view microalgae various groups, being more abundant belonging to the Division Euglenophyta. That moment was very enlightening to learn of the research subjects because they could interact with the environment, checking what factors can influence the proliferation of those bodies as well as their contribution to the aquatic ecosystem and supply of oxygen to the atmosphere. The last time was to evaluate, through a text with misconceptions and a target game with questions and answers, whether past they understand the students. As a result, more conceptual mistakes identified by students and questions answered better basis were those who were related to the practical classes, where students demonstrated greater involvement and effective participation in the proposed activities. Through the data obtained it was observed that the adoption of differentiated pedagogical practices, in relation to what has been traditionally used in teaching algae, allows a closer approximation of the subjects with the subject and with the environment around you. Thus, differentiated teaching methods appear to be necessary to improve the development and implementation of the teaching-learning process.
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