dc.contributor.advisor | Delmaschio, Andréia Penha | |
dc.contributor.author | Silva, Wesley Pereira da | |
dc.date.accessioned | 2019-12-17T19:02:40Z | |
dc.date.available | 2019-12-17T19:02:40Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Wesley Pereira da. Leitura e produção de texto no ensino fundamental de uma escola do campo : das vivências comunitárias às experiências escolares. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Letras, Vitória, 2019 Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000018/00001813.pdf. Acesso em: 17 dez. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/527 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de sequências didáticas que
dialogam com as práticas culturais da comunidade escolar e também com a área
rural do município de Cariacica. Essa característica da pesquisa está pautada nas
concepções de Freire (1997) acerca da importância da dialogicidade no processo
educativo, em oposição ao método bancário de transmissão de conhecimento. Com
base no conceito de interculturalidade, que foi desenvolvido por Fornet (2004), a
pesquisa considerou o congo como resultado da convivência de diferentes culturas
que se mesclaram. Seja no campo, na cidade, nas comunidades carentes ou em
bairros de classe média, um aspecto importantíssimo do processo ensinoaprendizagem é relacionar o trabalho escolar com a vida dos discentes. O carnaval
de congo de máscaras é um evento cultural importante, é a manifestação da cultura
popular local e traz em si os traços locais, além de recuperar, como toda
manifestação cultural, aspectos históricos, geográficos entre outros. A Escola do
Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira encontra-se exatamente no
local onde essa tradição é mais forte no município. Por outro lado, essa marca
cultural é desprezada pelas práticas pedagógicas da grande maioria das
instituições de ensino, a escassez de material específico para a utilização do congo
nas atividades escolares pode ser um dos motivos para esse fato. Além disso,
existe preconceito contra os representantes dessa manifestação cultural, em
virtude de sua relação com a tradição de povos marginalizados. A pesquisa
pretende, ainda, considerar a trilogia Terra-terra-território descrita por Lobino
(2013), cuja centralidade é a agricultura familiar e a sustentabilidade como
provocadores de práticas, leituras e produções, pois esta trilogia propõe uma
perspectiva integradora do saber. As sequências didáticas foram realizadas com
alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Como produto final, apresentamos
o Circuito Cultural Gastronômico em forma de cartilha. Ele é o resultado das
atividades de práticas de leitura e escrita realizadas. No Circuito, os alunos têm a
oportunidade de compartilhar com o público externo (visitantes) suas produções e
saberes a partir da pesquisa. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The present work presents the development of didactic sequences that dialogue with the cultural practices of the school community and also with the rural area of the municipality of Cariacica. This characteristic of the research is based on the
conceptions of Freire (1997) about the importance of dialogue in the educational
process, as opposed to the banking method of knowledge transmission. Based on
the concept of interculturality, which was developed by Fornet (2004), the research
considered congo as a result of the coexistence of different cultures that have
merged. Whether in the countryside, in the city, in needy communities, or in middleclass neighborhoods, an important aspect of the teaching-learning process is to
relate school work to students' lives. The carnival of congo masks is an important
cultural event, it is the manifestation of local popular culture and brings in itself the
local traits, as well as recovering, as any cultural manifestation, historical,
geographical aspects among others. The Margarete Cruz Pereira Field and Science
School is located exactly where this tradition is strongest in the municipality. On the
other hand, this cultural mark is neglected by the pedagogical practices of the great
majority of educational institutions, the scarcity of specific material for the use of
congo in school activities may be one of the reasons for this fact. In addition, there
is prejudice against the representatives of this cultural manifestation, because of its
relation with the tradition of marginalized peoples. The research also intends to
consider the earth-land-territory trilogy described by Lobino (2013), whose centrality
is family agriculture and sustainability as the provocateurs of practices, readings and
productions, since this trilogy proposes an integrative perspective of knowledge.
The didactic sequences were carried out with students from the 6th to the 9th year
of elementary school. As a final product, we present the Cultural Gastronomic Circuit
in the form of a booklet. It is the result of reading and writing practices. At the Circuit,
students have the opportunity to share their productions and knowledge from the
research with the external audience (visitors) | pt_BR |
dc.format.extent | 95 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Práticas de leitura | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Carnaval do Congo de Máscaras | pt_BR |
dc.title | Leitura e produção de textos no ensino fundamental de uma escola do campo: das vivências comunitárias às experiências escolares | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/9446749419285639 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.identifier.capes | 23001011069P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Linguagens e letramentos | pt_BR |
ifes.researchArea | Estudos da linguagem e práticas sociais, estudos literários | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado profissional em letras em rede nacional | |
dc.contributor.member | Delmaschio, Andréia Penha | |
dc.contributor.member | Carvalho, Letícia Queiroz de | |
dc.contributor.member | Foerste, Erineu | |
Redes Sociais