Estratégias de ensino de leitura e compreensão de enunciados de exercícios de língua portuguesa no ensino fundamental II.

Socoloto, Taís Leonardelli (2019)

dissertacao_mestrado

RESUMO: O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou identificar as possíveis causas das dificuldades dos alunos quanto à leitura e compreensão de enunciados de exercícios de Língua Portuguesa e propor estratégias que amenizem essas dificuldades. Para alicerçar teoricamente a presente pesquisa, dialogamos com os pressupostos da Sociolinguística Educacional (BAGNO, 2002, 2004, 2007, 2011; BORTONI-RICARDO, 2004, 2005, 2008; LUCCHESI, 2015; SOARES, 2017; FARACO, 2008, 2015, etc.). Para as considerações sobre o aprendizado e a compreensão da leitura, utilizamos os aportes de Kato (1985), Kleiman (1989), Smith (1989), Fulgêncio e Liberato (1992), Koch e Elias (2007) e Koch (2001, 2002), dentre outros. E, para os tipos e gêneros textuais, tomamos por base os PCNs (1998), Dolz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (1996, 2008). O desenvolvimento deste trabalho se deu em uma turma de 7° ano do Ensino Fundamental do turno matutino de uma escola púbica estadual, localizada no distrito de Córrego Moacir, município de Governador Lindenberg, zona rural do Espírito Santo. Tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e de caráter etnográfico fundamentada nos estudos de André (1995). Para a coleta de dados, foram aplicados dois questionários: um socioeconômico e outro de leitura e interpretação de texto. A pesquisa nos apontou, após a análise das informações obtidas, que as dificuldades dos alunos ao interpretar textos, principalmente enunciados de exercícios, se devem a seu limitado vocabulário e aos poucos conhecimentos prévios que detêm. Desta forma, apresentou-se uma proposta de material didático, considerando as contribuições de Bronckart (2001, 2003, 2010), para contribuir com o trabalho dos docentes no que diz respeito à leitura e compreensão de enunciados de exercícios de Língua Portuguesa

ABSTRACT: The present study presents the results of a research that sought to identify the possible causes of students difficulties in reading and comprehending Portuguese language exercises and to propose strategies that ease these difficulties. To theoretically base the present research, we dialogue with the assumptions of educational sociolinguistics (BAGNO, 2002, 2004, 2007, 2011; BORTONI-RICARDO, 2004, 2005, 2008; LUCCHESI, 2015; SOARES, 2017; FARACO, 2008, 2015, etc.). For the considerations about learning and reading comprehension, we used the contributions of Kato (1985), Kleiman (1989), Smith (1989), Fulgêncio and Liberato (1992) Koch and Elias (2007) and Koch (2001, 2002), among others. And for text types and genres, we take as basis the PCNs (1998), Dolz and Schneuwly (2004) and Marcuschi (1996, 2008). The development of this work occurred in a 7th grade elementary school class of the morning shift of a state public school located in the district of Corrego Moacir, in the municipality of Governador Lindenberg, in the rural area of Espírito Santo. It was a research of qualitative character and ethnographic character based on the studies of André (1995). For the data collection, two questionnaires were applied: one socioeconomic and the other reading and interpretation of text. The research pointed out to us, after analyzing the information obtained, that the students difficulties in interpreting texts, mainly statements of exercises, are due to their limited vocabulary and the previous knowledge they hold. In this way, a proposal of didactic material was presented, considering the contributions of Bronckart (2001, 2003, 2010), to contribute with the work of the teachers with respect to the reading and comprehension of statements of exercises of Portuguese Language.