Show simple item record

Integração curricular : uma proposta interdisciplinar baseada em sequências didáticas no curso técnico em edificações

dc.contributor.advisorFreitas, Rony Cláudio de Oliveira
dc.contributor.authorSIlva, Hedeone Heidmam da
dc.date.accessioned2019-12-10T18:48:59Z
dc.date.available2019-12-10T18:48:59Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationSILVA, HEDEONE HEIDMAM DA. Integração curricular: uma proposta interdisciplinar baseada em sequências didáticas no curso técnico em edificações. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/525
dc.description.abstractA integração curricular é muitas vezes entendida como a inserção de componentes curriculares de diferentes núcleos de formação em uma única matriz curricular. Ramos destaca que a integração exige que a relação entre conhecimentos gerais e específi- cos seja construída continuamente ao longo da formação, sob os eixos do trabalho, da ciência e da cultura. Nessa perspectiva, o objetivo da pesquisa é analisar estraté- gias de integração curricular, baseadas em sequências didáticas, que articulam os vários núcleos de disciplinas do curso. Busca-se assim, identificar rupturas na visão fragmentada do currículo e analisar a capacidade de propostas construídas colabora- tivamente catalisarem a integração curricular. As sequências didáticas seguiram al- guns princípios que, segundo Frigotto e Araújo, podem ser orientadores para a orga- nização de um currículo integrado: a contextualização, a interdisciplinaridade e o com- promisso com a transformação social. A pesquisa foi desenvolvida no curso técnico em edificações integrado ao ensino médio do Ifes campus Nova Venécia Ifes, locali- zado na região noroeste do estado do Espírito Santo. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que utilizou elementos da abordagem metodológica da Engenharia Didática. A produção e análise de dados foi feita a partir das ações de um grupo mul- tidisciplinar colaborativo, envolvendo educadores do campus. As sequências didáticas foram experimentadas por meio de um projeto complementar de ensino. Com essa pesquisa foi possível promover o diálogo interdisciplinar, construindo uma teia de re- lações entre alguns conteúdos, pautados na contextualização e em um olhar crítico das relações sociais cotidianas, avançando na construção de um currículo integrado. Como produto educacional foi desenvolvido um guia de sequências didáticas que pos- sibilita um trabalho interdisciplinar, visando a integração do currículo.pt_BR
dc.format.extent95 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectCurrículo Integradopt_BR
dc.subjectSequências didáticaspt_BR
dc.titleIntegração curricular : uma proposta interdisciplinar baseada em sequências didáticas no curso técnico em edificaçõespt_BR
dc.typedissertação_mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4676934041290197pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Nova_Veneciapt_BR
dc.identifier.capes30004012074P8pt_BR
ifes.knowledgeAreaEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
ifes.researchAreaPráticas educativas em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2728424334883888pt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado em Educação Profissional e Tecnológica
dc.contributor.memberPaiva, Maria Auxiliadora Vilela
dc.contributor.memberFrança, Maria Cristina Caminha de Castilhos
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1400-4227pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9044-3109pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record