dc.contributor.advisor | Freitas, Rony Cláudio de Oliveira | |
dc.contributor.author | SIlva, Hedeone Heidmam da | |
dc.date.accessioned | 2019-12-10T18:48:59Z | |
dc.date.available | 2019-12-10T18:48:59Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | SILVA, HEDEONE HEIDMAM DA. Integração curricular: uma proposta interdisciplinar baseada em sequências didáticas no curso técnico em edificações. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/525 | |
dc.description.abstract | A integração curricular é muitas vezes entendida como a inserção de componentes curriculares de diferentes núcleos de formação em uma única matriz curricular. Ramos destaca que a integração exige que a relação entre conhecimentos gerais e específi-
cos seja construída continuamente ao longo da formação, sob os eixos do trabalho, da ciência e da cultura. Nessa perspectiva, o objetivo da pesquisa é analisar estraté-
gias de integração curricular, baseadas em sequências didáticas, que articulam os vários núcleos de disciplinas do curso. Busca-se assim, identificar rupturas na visão fragmentada do currículo e analisar a capacidade de propostas construídas colabora-
tivamente catalisarem a integração curricular. As sequências didáticas seguiram al-
guns princípios que, segundo Frigotto e Araújo, podem ser orientadores para a orga-
nização de um currículo integrado: a contextualização, a interdisciplinaridade e o com-
promisso com a transformação social. A pesquisa foi desenvolvida no curso técnico em edificações integrado ao ensino médio do Ifes campus Nova Venécia Ifes, locali-
zado na região noroeste do estado do Espírito Santo. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que utilizou elementos da abordagem metodológica da Engenharia Didática. A produção e análise de dados foi feita a partir das ações de um grupo mul-
tidisciplinar colaborativo, envolvendo educadores do campus. As sequências didáticas foram experimentadas por meio de um projeto complementar de ensino. Com essa pesquisa foi possível promover o diálogo interdisciplinar, construindo uma teia de re-
lações entre alguns conteúdos, pautados na contextualização e em um olhar crítico das relações sociais cotidianas, avançando na construção de um currículo integrado. Como produto educacional foi desenvolvido um guia de sequências didáticas que pos-
sibilita um trabalho interdisciplinar, visando a integração do currículo. | pt_BR |
dc.format.extent | 95 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Currículo Integrado | pt_BR |
dc.subject | Sequências didáticas | pt_BR |
dc.title | Integração curricular : uma proposta interdisciplinar baseada em sequências didáticas no curso técnico em edificações | pt_BR |
dc.type | dissertação_mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/4676934041290197 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Nova_Venecia | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012074P8 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
ifes.researchArea | Práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/2728424334883888 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica | |
dc.contributor.member | Paiva, Maria Auxiliadora Vilela | |
dc.contributor.member | França, Maria Cristina Caminha de Castilhos | |
ifes.author.orcid | https://orcid.org/0000-0002-1400-4227 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9044-3109 | pt_BR |
Redes Sociais