Integração curricular : uma proposta interdisciplinar baseada em sequências didáticas no curso técnico em edificações
dissertação_mestrado
A integração curricular é muitas vezes entendida como a inserção de componentes curriculares de diferentes núcleos de formação em uma única matriz curricular. Ramos destaca que a integração exige que a relação entre conhecimentos gerais e específi- cos seja construída continuamente ao longo da formação, sob os eixos do trabalho, da ciência e da cultura. Nessa perspectiva, o objetivo da pesquisa é analisar estraté- gias de integração curricular, baseadas em sequências didáticas, que articulam os vários núcleos de disciplinas do curso. Busca-se assim, identificar rupturas na visão fragmentada do currículo e analisar a capacidade de propostas construídas colabora- tivamente catalisarem a integração curricular. As sequências didáticas seguiram al- guns princípios que, segundo Frigotto e Araújo, podem ser orientadores para a orga- nização de um currículo integrado: a contextualização, a interdisciplinaridade e o com- promisso com a transformação social. A pesquisa foi desenvolvida no curso técnico em edificações integrado ao ensino médio do Ifes campus Nova Venécia Ifes, locali- zado na região noroeste do estado do Espírito Santo. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que utilizou elementos da abordagem metodológica da Engenharia Didática. A produção e análise de dados foi feita a partir das ações de um grupo mul- tidisciplinar colaborativo, envolvendo educadores do campus. As sequências didáticas foram experimentadas por meio de um projeto complementar de ensino. Com essa pesquisa foi possível promover o diálogo interdisciplinar, construindo uma teia de re- lações entre alguns conteúdos, pautados na contextualização e em um olhar crítico das relações sociais cotidianas, avançando na construção de um currículo integrado. Como produto educacional foi desenvolvido um guia de sequências didáticas que pos- sibilita um trabalho interdisciplinar, visando a integração do currículo.
Redes Sociais