Modelos didáticos como ferramenta metodológica para o ensino de microalgas
tcc
A inclusão de novas metodologias de ensino é necessária para dinamizar o processo de aprendizagem nas aulas de Ciências. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar a utilização de modelos didáticos como ferramenta pedagógica dinamizadora para o ensino de microalgas em aulas de Ciências de uma escola estadual no munícipio de Santa Teresa-ES. Para isso, foram confeccionados modelos didáticos, a partir de massa de biscuit, isopor e tinta de tecido, das cinco principais divisões de microalgas: Cyanophyta, Euglenophyta, Dinophyta, Bacillariophyta e Chlorophyta. Inicialmente, foram entregues questionários para levantar dados sobre o conhecimento prévio dos estudantes acerca da temática abordada. Além da realização de aulas teóricas com a utilização dos modelos didáticos, também foi ministrada uma aula prática no Laboratório de Ecologia e Biodiversidade do IFES – Campus Santa Teresa, onde os estudantes tiveram acesso ao microscópio óptico e à observação direta das microalgas. Os resultados dos questionários iniciais demonstraram desconhecimento sobre o tema por grande parte dos alunos, principalmente, quando perguntados sobre a relação dos grupos de microalgas com impactos ambientais e importâncias econômicas e ecológicas. Durante as aulas teóricas, observou-se que os alunos utilizaram amplamente os modelos didáticos para responderem as questões dos exercícios propostos, indicando que o material concreto foi significativo para o aprendizado do conteúdo. Na etapa de realização da aula prática em laboratório, os estudantes demonstraram maior interesse e participação. Apesar disso, ficou comprovada a eficácia do uso dos modelos didáticos para o aprendizado acerca das microalgas, destacando-se que os mesmos possibilitaram o contato físico dos alunos com as estruturas representadas e, consequentemente, uma melhor compreensão do assunto. De modo geral, a utilização dos modelos didáticos apresentou resultado positivo no processo de ensino-aprendizagem de microalgas, entretanto, ficou evidenciada a importância de se realizar a aula prática em laboratório como complemento para uma abordagem mais significativa do tema.
The inclusion of new teaching methodologies is needed to streamline the process of learning in science classes. In this sense, the objective of this study was to evaluate the use of didactic models as a dynamic teaching tool for microalgae teaching in science classes of a public school in the municipality of Santa Teresa-ES. For this, didactic models were made from biscuit dough, Styrofoam and fabric paint, the five main divisions of microalgae: Cyanophyta, Euglenophyta, Dinophyta, Bacillariophyta and Chlorophyta. Initially, questionnaires were delivered to raise data on the previous knowledge of students about the theme. In addition to holding lectures with the use of didactic models, it was also given a practical lesson in the Laboratory of Ecology and Biodiversity of IFES - Campus Santa Teresa, where students had access to the optical microscope and the direct observation of microalgae. The results of the initial questionnaires showed ignorance on the subject for many of the students, especially when asked about the relationship of microalgae groups with environmental impacts and economic and ecological importance. During the lectures, it was observed that the students widely used didactic models to answer the questions of the proposed exercises, indicating that the alternative material was significant for learning content. At the stage of realization of practical class in the laboratory, the students showed great interest and participation. Nevertheless, it has proved the efficacy of didactic models for learning about microalgae, especially that they allowed physical contact of students with the structures represented and consequently a better understanding of the subject. In general, the use of didactic models tested positive in the teaching-learning process of microalgae, however, the authors emphasize the importance of conducting the practical classes in the laboratory as a complement to a more meaningful approach to the subject.
Redes Sociais