Incitando a curiosidade: a utilização de trilhas no ensino de interações ecológicas

Pilger, Iliana Otto (2016)

tcc

O ensino tradicional, comum em muitas salas de aula, pode ser definido como a transferência do conhecimento de forma passiva, visando somente à memorização de conteúdo. Paulo Freire tem se oposto a esse método há muitos anos e várias de suas obras apresentam alternativas que se opõe a essa metodologia. Sua teoria de curiosidade epistemológica é apresentada neste trabalho, que teve por objetivo proporcionar um ensino de Biologia diferente do método tradicional, apresentando uma trilha como facilitadora da curiosidade. A intenção foi colocar o educando em postura ativa, para que ele seja o principal responsável pelo conhecimento, instigando-os a observar, identificar e problematizar as interações ecológicas presente no ambiente. Dentre os muitos temas que podem ser abordados, os conceitos de interações ecológicas foram capazes de aproximar os educandos da natureza, permitindo que percebessem que fazem parte de todo o processo possibilitando que levantassem hipóteses e questionassem o meio, adquirindo uma visão menos fragmentada sobre os fenômenos naturais. A pesquisa foi desenvolvida com 10 alunos da 1° serie “A” do curso de Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio do IFES – campus Santa Teresa. A coleta de dados se deu por anotações em diário de campo, fotos e vídeos. Os resultados obtidos foram avaliados conforme análise de conteúdos proposto por Bardin (2011), através de categorias criadas de acordo com o objetivo da pesquisa. Um questionário foi aplicado após a atividade para obter as impressões e opiniões dos participantes sobre a trilha e a metodologia. Os resultados apontam para a importância de metodologias diferenciadas no cotidiano escolar, que desenvolvam a capacidade de observação e reflexão permitindo autonomia ao educando, no entanto, torna-se necessária a conscientização dos educadores quanto a esta prática, pois para atingir a curiosidade epistemológica é fundamental um trabalho contínuo que estimulem os participantes através de situações de investigação.

The traditional teaching methods, common in many classrooms, can be defined as the passively transfer of knowledge, aiming only the memorization of content. Paulo Freire has been against this method for many years and many of his works presents alternatives to this methodology. His epistemological curiosity theory is presented in this work, which aimed to provide a different biology teaching. Method than the traditional method, presenting a trail as curiosity facilitative. The objective was to put the student in an active stance making themselves the main responsible subjects for the knowledge, inciting them to observe, identify and problematize the ecological interactions present in the environment. Among the many topics that can be discussed, the concepts of ecological interactions were able to approach the learners to the environment, allowing them to realize that they are part of the process and to raise hypotheses and questions, acquiring a less fragmented view on natural phenomena. The research was conducted with 10 students of the 1st grade “A” of the secondary education Integrated Course of Environment at IFES – Santa Teresa campus. Data collection occurred by notes in a field diary, photos and videos. The results were evaluated according to the content analysis proposed by Bardin (2011), through categories created according to the purpose of the research. A questionnaire was applied after the activity to obtain the impressions and opinions of the participants about the trail and methodology. The results point towards the importance of different methodologies in the everyday school life, that develop the ability of observation and thinking allowing autonomy to the student, however, it is necessary awareness among educators about this practice, because to achieve epistemological curiosity a continuous work is essential to encourage the students through research situations.


Collections: