Horta medicinal escolar: uma ferramenta em Etnobotânica no ensino de Ciências
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O presente trabalho analisa a inserção de uma Horta Medicinal Escolar, como ferramenta de Etnobotânica e como uma metodologia complementar e facilitadora para o ensino de Ciências, permitindo a abordagem de temas de Botânica e educação para o consumo responsável de plantas medicinais. O método empregado para a realização desta pesquisa teve como base a observação participante e aplicação de questionários semi-estruturados. A coleta dos dados significativos para a construção do projeto ocorreu inicialmente por meio da aplicação de um questionário aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Santa Catarina, Santa Teresa - ES, a fim de identificar os conhecimentos prévios destes para melhor orientação e adequação das atividades subsequentes. Os resultados dos questionários mostraram que muitos dos alunos fazem uso das plantas medicinais, apresentando a crença de que estas “não fazem mal”, sendo acessíveis por meio do cultivo das mesmas em suas casas ou pela compra em feiras e farmácias. Devido a algumas das espécies citadas apresentarem toxicidade e a fim de reduzir algumas das crenças expressas pelos entrevistados, outras intervenções pedagógicas foram realizadas na forma de palestras e oficinas. Estas intervenções possibilitaram a abordagem das formas adequadas de coleta, processamentos e armazenamento das plantas, da importância da identificação correta das espécies e partes vegetais a serem utilizadas, bem como a instrução do seu consumo seguro. A montagem da Horta ocorreu com a participação contínua dos alunos, que auxiliaram desde o preparo da área e escolha das espécies, até o plantio, coleta e cuidados posteriores das plantas medicinais. Esta participação dos alunos durante todo o desenvolvimento e construção da Horta, possibilitou a abordagem continuada e discussão construtiva de temas relacionados à Botânica, Meio Ambiente e Saúde. O evento de conclusão do projeto “Chá com a Vovó” proporcionou um momento de interação entre alunos, família e comunidade escolar e interdisciplinaridade. Os alunos, através de classificados poéticos baseados nas obras de Roseana Murray, puderam atuar como semeadores de conhecimento divulgando o conhecimento adquirido durante o estudo. Ainda inspirados nos varais de cordel, estes produziram varais contendo diversas informações a respeito das plantas medicinais. O presente trabalho mostra que é possível substituir os limites físicos da sala de aula por um ambiente agradável e natural, proporcionando ao aluno uma aprendizagem significativa, interativa e problematizadora. Em suma, a Horta Medicinal Escolar contribuiu para desenvolver o espírito de trabalho em equipe e estreitar as relações entre os alunos, permitindo o acesso a um laboratório vivo para discussão de diferentes áreas do conhecimento, propiciando a interdisciplinaridade e o envolvimento da família e da comunidade.
This research analyses the implantation of a School Medicinal Garden as a tool for Ethnobotany and an additional and facilitator methodology for teaching natural sciences, which allows to approaching subjects of Botanica and prevention against the indiscriminate use of medicinal plants. The methodology used was based on observation oof the participants and application of semistructured questionnaires. The collection of significant data was carried out through applying a questionnaire to 7th graders at Escola Santa Catarina, Santa Teresa - ES, aiming at identifying their previous knowledge for better orientation and suitability of the following activities. The results showed that many students use medicinal plants, believing they “do not do any harm”. The access to those plants occur through home cultivation or purchase at fairs and drugstores. Since some species mentioned have some degree of toxity, in order to reduce some beliefs expressed by the interviewees, some pedagogical interventions were carried out as lectures and workshops. Such interventions approached ways of suitably collecting, processing and storing the plants, the importance of the correct identification of the species and useful parts of the plants, as well as their safe use. The Garden was created with the continuous participation of the students, who helped during the whole process, from preparation of the área and the choice of the species, to planting, harvesting and nurserying them. Such participation of the students enabled a continued approach constructive discussion of subjects related to Botanica, Environment and Health. The project was concluded with the event “Tea with Grandma”, in which students interacted with their families and community in an interdisciplinary way. The students, using poetic ads based on the work of Roseana Murray, could perform as sowers of knowledge, wide spreading their learnings. Furthermore, inspired by chapbooks, the students hung chapbooks on strings, with information regarding medicinal plants. This work shows that is possible to replace the physical limits of the classroom by a pleasant and natural environment, enabling students to learn in a significative, interactive and questioning way. In short, the School Medicinal arden helped to develop the teamwork spirit and narrow the students’ connections, allowing the access to a live lab for the sake of discussing different areas of knowledge, promoting interdisciplinarity and engaging families and community.
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