Articulação de competências coletivas: estudo descritivo sobre o Fórum de Gestão de Pessoas do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

Santos, Fabrício Ramos dos (2024-04-29)

dissertacao_mestrado

Ao longo das revisões que ocorrem no entendimento das competências, surge a necessidade de investigar esse fenômeno no contexto das práticas de grupos e coletivos dentro das organizações, em contraste com as abordagens tradicionais que priorizam a dimensão individual e organizacional das competências. Sob uma perspectiva teórica interpretativa, as competências coletivas são caracterizadas pela influência do contexto organizacional e dos arranjos sociais nos quais a atuação coletiva se sobrepõe à atuação individual, sendo marcadas por uma polissemia de conceitos e metodologias. No contexto da administração pública no Brasil, a percepção sobre competências é considerada complexa e são poucos os estudos científicos que buscam compreender o fenômeno em sua dimensão coletiva. Nesse sentido, o presente estudo teve como foco o FGP-Ifes (Fórum de Gestão de Pessoas) do Ifes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo) e seu objetivo principal foi analisar a articulação das competências coletivas no FGP-Ifes, por meio dos relatos dos sujeitos que atuam em seus grupos de trabalho. A análise revelou as possíveis competências coletivas do FGP-Ifes, destacando-se a troca de ideias, a comunicação eficaz, a diversidade de olhares, o comprometimento com o trabalho coletivo, a construção de relacionamentos interpessoais e a capacidade de estabelecer consenso. No entanto, alguns fatores podem prejudicar a articulação dessas competências, tais como a ausência de comprometimento subjetivo, resistências às opiniões divergentes e problemas de comunicação. A reflexão principal do estudo recai sobre a relação entre os resultados obtidos em campo e a política orientadora sobre competências na gestão pública. Pôde-se perceber que essa relação é permeada por diferenças que decorrem de uma possível coexistência das visões funcionalistas e interpretativistas sobre competências na prática organizacional. Como contribuição principal, o estudo levanta a possibilidade de inovar na aplicação da PNDP (Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas), sugerindo uma abordagem mais ampla e interpretativa. Dessa forma, a pesquisa aponta para a importância de considerar as competências coletivas na gestão pública, além de propor flexibilidade e adaptação às necessidades emergentes do trabalho.


Collections: