Show simple item record

Paródias musicais no ensino de Biologia: possibilidade metodológica na educação de jovens e adultos

dc.contributor.advisorZorthea, Katia Silene
dc.contributor.authorPantaleão, Fabiana de Souza
dc.date.accessioned2024-11-01T21:55:43Z
dc.date.available2024-11-01T21:55:43Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.citationPANTALEÃO, Fabiana de Souza. Paródias musicais no ensino de Biologia: possibilidade metodológica na educação de jovens e adultos. 2015. 64 f. Monografia (graduação em Ciências Biológicas) – Instituto Federal do Espírito Santo, Santa Teresa, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/5223
dc.description.abstractO presente trabalho analisa o uso da paródia musical como metodologia complementar e facilitadora da aprendizagem dos conteúdos de Biologia na Educação de Jovens e Adultos - EJA. A construção de paródias musicais como alternativa de atividade pedagógica pode ser caracterizada pela ampliação dos conhecimentos de forma contextualizada e, para tanto, foram utilizadas abordagens de ensino transdisciplinar e interdisciplinar. A pesquisa foi realizada através de metodologia qualitativa e teve como sujeitos os alunos do curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Jovens e Adultos - PROEJA. Destaca-se que as paródias, num primeiro momento, foram elaboradas coletivamente, através de atividade integradora na perspectiva da transdisciplinaridade. Num segundo momento, os alunos, individualmente, elaboraram e apresentaram paródias em uma proposta interdisciplinar. Ao final do trabalho, tem-se o registro da experiência vivenciada pelos alunos do PROEJA na construção das paródias musicais, demonstrando a qualidade das ações integradoras na construção dos conhecimentos relativos ao ensino de Biologia.pt_BR
dc.description.abstractThis paper analyzes the use of musical parody as a complementary methodology and facilitating the learning of biology contents in the Youth and Adult Education - EYA. The construction of musical parodies as a complementary alternative activity can be characterized by the construction of knowledge in context. Therefore, we used the approaches of transdisciplinary and interdisciplinary teaching. The survey was conducted through a qualitative methodology and had as subjects the students of the Technical Course in Integrated Agribusiness to High School in Youth and Adult mode - PROEJA.It is high lighted that the parodies, at first, were prepared collectively by integrating activity in the perspective of transdisciplinarity. Secondly, students individually designed and presented skits on an interdisciplinary approach. At the end of the work, there is the record of the experience lived by the students of PROEJA in the construction of parodies, demonstrating the quality of integrative approaches in the construction of knowledge of the teaching of biology.pt_BR
dc.format.extent64 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectBiologia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleParódias musicais no ensino de Biologia: possibilidade metodológica na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localSanta Teresapt_BR
ifes.campusCampus_Santa_Teresapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
ifes.course.undergraduateCiências Biológicas
dc.contributor.memberPiontkovsky, Danielle
dc.contributor.memberCaldara, Silvia Ramira Lopes


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record