Paródias musicais no ensino de Biologia: possibilidade metodológica na educação de jovens e adultos

Pantaleão, Fabiana de Souza (2015)

tcc

O presente trabalho analisa o uso da paródia musical como metodologia complementar e facilitadora da aprendizagem dos conteúdos de Biologia na Educação de Jovens e Adultos - EJA. A construção de paródias musicais como alternativa de atividade pedagógica pode ser caracterizada pela ampliação dos conhecimentos de forma contextualizada e, para tanto, foram utilizadas abordagens de ensino transdisciplinar e interdisciplinar. A pesquisa foi realizada através de metodologia qualitativa e teve como sujeitos os alunos do curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Jovens e Adultos - PROEJA. Destaca-se que as paródias, num primeiro momento, foram elaboradas coletivamente, através de atividade integradora na perspectiva da transdisciplinaridade. Num segundo momento, os alunos, individualmente, elaboraram e apresentaram paródias em uma proposta interdisciplinar. Ao final do trabalho, tem-se o registro da experiência vivenciada pelos alunos do PROEJA na construção das paródias musicais, demonstrando a qualidade das ações integradoras na construção dos conhecimentos relativos ao ensino de Biologia.

This paper analyzes the use of musical parody as a complementary methodology and facilitating the learning of biology contents in the Youth and Adult Education - EYA. The construction of musical parodies as a complementary alternative activity can be characterized by the construction of knowledge in context. Therefore, we used the approaches of transdisciplinary and interdisciplinary teaching. The survey was conducted through a qualitative methodology and had as subjects the students of the Technical Course in Integrated Agribusiness to High School in Youth and Adult mode - PROEJA.It is high lighted that the parodies, at first, were prepared collectively by integrating activity in the perspective of transdisciplinarity. Secondly, students individually designed and presented skits on an interdisciplinary approach. At the end of the work, there is the record of the experience lived by the students of PROEJA in the construction of parodies, demonstrating the quality of integrative approaches in the construction of knowledge of the teaching of biology.


Collections: