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Ensinar argumentação oral por meio de temas de novela

dc.contributor.advisorPeres, Edenize Ponzo
dc.contributor.authorScalzer, Jocelene Broetto
dc.date.accessioned2019-12-09T17:15:23Z
dc.date.available2019-12-09T17:15:23Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationSCALZER, Jocelene Broetto. Ensinar argumentação oral por meio de temas de telenovelas. 2019. 149 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019 Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000017/000017bf.pdf. Acesso em: 26 ago. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/519
dc.description.abstractRESUMO: Este trabalho de pesquisa surge do desejo de desenvolver habilidades da argumentação oral na linguagem dos alunos de 8º ano de uma escola pública que recebe estudantes tanto da zona urbana quanto da rural, localizada no município de Fundão, Espírito Santo, por meio das aulas de Língua Portuguesa. Para alcançarmos nosso propósito, elaboramos e realizamos uma sequência didática que tem como foco o ensino da argumentação oral, especificamente do gênero discursivo debate, a partir de temas de novela. Para isso, nos embasamos nos pressupostos da Sociolinguística Educacional constantes das obras de Stella Maris Bortoni-Ricardo, Marcos Bagno, Dante Luchesi e Carlos Alberto Faraco, entre outros; nas proposições de José Luiz Fiorin e Adilson Citelli, referentes à argumentação; em Bakhtin, Dolz e Schneuwly, Patrick Charaudeau e Luiz Antônio Marcuschi, sobre os gêneros discursivos e gêneros midiáticos - neste caso, a telenovela. O objetivo geral dessa pesquisa é contribuir para o desenvolvimento da competência comunicativa de estudantes do ensino fundamental II, por meio do trabalho com a argumentação oral. A pesquisa foi desenvolvida durante quatorze aulas de cinquenta e cinco minutos cada, fazendo-se, inicialmente, um estudo sociolinguístico prévio da comunidade, a fim de descrever as características do português falado pelos alunos para, em seguida, aplicarmos a sequência didática. A segunda etapa da pesquisa constou do levantamento das novelas assistidas pelos alunos e, em seguida, dos personagens e das tramas preferidas por eles. Por fim, a partir dos temas selecionados pelo grupo, propusemos a elaboração dos debates. Como resultados pudemos constatar a desinibição de muitos alunos ao falar em público, o aprendizado do gênero debate e o aprimoramento das habilidades argumentativas dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This research work arises from the desire to develop oral argumentation skills in the language of the 8th grade students of a public school that receives students from both urban and rural areas, located in the municipality of Fundão, Espírito Santo, through Portuguese Language classes. In order to reach our purpose, we elaborate and carry out a didactic sequence that focuses on the teaching of oral argumentation, specifically the discursive genre debate, based on novel themes. For that, we rely on the assumptions of Educational Sociolinguistics in the works of Stella Maris BortoniRicardo, Marcos Bagno, Dante Luchesi and Carlos Alberto Faraco, among others; in the propositions of José Luiz Fiorin and Adilson Citelli, referring to the argumentation; in Bakhtin, Dolz and Schneuwly, Patrick Charaudeau and Luiz Antônio Marcuschi, on the discursive genres and media genres - in this case, the telenovela. The general objective of this research is to contribute to the development of the communicative competence of elementary students II through the work with the oral argument. The research was developed during fourteen classes of fifty-five minutes each, being made, initially, a preliminary sociolinguistic study of the community, in order to describe the characteristics of the Portuguese spoken by the students, and then to apply the didactic sequence. The second stage of the research was composed by the survey of the novels assisted by the students and then the characters and the plots preferred by them. Finally, from the themes selected by the group, we proposed the elaboration of the debates. As results we could see the disinhibition of many students when speaking in public, the learning of the debate genre and the improvement of students' argumentative skills.pt_BR
dc.format.extent149 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectSociolinguística Educacionalpt_BR
dc.subjectArgumentação oralpt_BR
dc.subjectGênero novelapt_BR
dc.titleEnsinar argumentação oral por meio de temas de novelapt_BR
dc.typedissertação_mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2099275811770062pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Vitoriapt_BR
dc.identifier.capes23001011069P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaLinguagens e letramentospt_BR
ifes.researchAreaEstudos da linguagem e práticas sociais, estudos literáriospt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado profissional em letras em rede nacional
dc.contributor.memberPeres, Edenize Ponzo
dc.contributor.memberVidon, Luciano Novaes
dc.contributor.memberCampos, Carlos Roberto Pires


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