dc.contributor.advisor | Peres, Edenize Ponzo | |
dc.contributor.author | Machado, Reni Klippel | |
dc.date.accessioned | 2019-12-09T14:22:32Z | |
dc.date.available | 2019-12-09T14:22:32Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | MACHADO, Reni Klippel. Práticas de oralidade e de escrita nas aulas de português em contexto de diversidade linguística : o contato entre as línguas portuguesa e hunsrückisch em Marechal Floriano, ES. 2018. 161 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Letras, Vitória, 2018 Disponível em: <http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000013/000013E9.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/518 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Esta pesquisa, realizada no Programa de Mestrado Profissional em Letras –
Profletras -, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto
Federal do Espírito Santo (IFES), está inserida na linha de pesquisa Teorias da
linguagem e ensino, tendo como foco a dialogicidade entre comunidades
discursivas, produções literárias e demais manifestações culturais. O projeto
“Práticas de oralidade e de escrita nas aulas de Português em contexto de
diversidade linguística: o contato entre as línguas portuguesa e hunsrückisch em
Marechal Floriano, ES” foi realizado em uma turma de 9º ano da escola estadual de
Ensino Fundamental e Médio da Sede do município de Marechal Floriano, ES. Esse
município foi colonizado, em meados do século XIX, por imigrantes alemães
originários da província do Hunsrück e, em menor proporção, por imigrantes
provenientes da região norte da Itália, a partir de 1876. Pretendemos, com esta
pesquisa, propor alternativas de trabalho para o ensino de Língua Portuguesa
levando em consideração as origens da nossa comunidade. Nosso objetivo, assim,
é propiciar aos alunos e à comunidade a compreensão das consequências do
contato linguístico que aconteceu entre o hunsrückisch e o português, combatendo o
preconceito linguístico e também levando à valorização da variedade do português
falada na comunidade e do próprio hunsrückisch, que se encontra em processo de
desaparecimento em Marechal Floriano. O referencial teórico que utilizamos em
nossa pesquisa é a Sociolinguística Educacional, além de alguns dos conceitos dos
Contatos Linguísticos. A metodologia adotada em nosso projeto envolve os
seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica acerca da história do estado e do
município, atividades de sensibilização dos alunos para o bilinguismo, visitas a
espaços histórico-culturais, palestras sobre a história e a cultura dos povos que
ajudaram a formar Marechal Floriano e entrevistas com pessoas da comunidade,
especialmente descendentes de imigrantes hunsriqueanos. Após a análise dos
dados coletados, realizamos um evento cultural na escola, aberto à comunidade, no
qual foi apresentada uma peça teatral produzida pelos alunos com o tema da
formação social e linguística do município. Nosso produto final é um Guia Didático
com propostas de atividades pedagógicas destinadas aos professores de Língua
Portuguesa, para poderem atuar no combate ao preconceito linguístico e na
valorização da cultura e da linguagem de seus alunos e de sua comunidade.
Acreditamos que nossa pesquisa contribui para uma maior consciência linguística
dos alunos e da comunidade, servindo como subsídio a outros docentes de Língua
Portuguesa que atuem em localidades colonizadas por imigrantes ou com forte
diversidade cultural e/ou étnica. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This research, carried out in the Professional Master's Program in Letters -
Profletras, of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) and of the
Federal Institute of Espírito Santo (IFES), is part of the line of research Theories of
language and teaching, as a focus the dialogicity between discursive communities,
literary productions and other cultural manifestations. The project "Practices of oral
and writing in Portuguese classes in the context of linguistic diversity: the contact
between Portuguese and Hunsrückisch languages in Marechal Floriano, ES" was
carried out in a class of 9th year of the state school of Elementary and Middle School
Headquarters of the municipality of Marechal Floriano, ES. This municipality was
colonized in the mid-19th century by German immigrants from the province of
Hunsrück and, to a lesser extent, by immigrants from northern Italy, from 1876
onwards. the Portuguese language teaching taking into account the origins of our
community. Our aim, therefore, is to provide students and the community with an
understanding of the consequences of the linguistic contact between the
Hunsrückisch and the Portuguese, combating linguistic prejudice and also leading to
the appreciation of the variety of Portuguese spoken in the community and the
hunsrückisch itself. is in the process of disappearing in Marechal Floriano. The
theoretical framework we use in our research is Educational Sociolinguistics, in
addition to some of the concepts of Language Contacts. The methodology adopted in
our project involves the following procedures: bibliographical research on the history
of the state and the municipality, activities to raise students' awareness of
bilingualism, visits to historical and cultural spaces, lectures on the history and
culture of the peoples who helped to form Marechal Floriano and interviews with
people from the community, especially descendants of Hunsriquean immigrants.
After analyzing the collected data, we held a cultural event at the school, open to the
community, in which a theatrical play produced by the students was presented with
the theme of social and linguistic formation of the municipality. Our final product is a
Didactic Guide with proposals of pedagogical activities destined to teachers of
Portuguese Language, in order to be able to act in the fight against linguistic
prejudice and in valuing the culture and language of its students and their
community. We believe that our research contributes to a greater linguistic
awareness of the students and the community, serving as a subsidy to other
Portuguese-speaking teachers who work in places colonized by immigrants or with a
strong cultural and / or ethnic diversity. | pt_BR |
dc.format.extent | 161 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Práticas de oralidade e de escrita | pt_BR |
dc.subject | Sociolinguística Educacional | pt_BR |
dc.subject | Contatos linguísticos | pt_BR |
dc.subject | Hunsrückisch | pt_BR |
dc.subject | Português | pt_BR |
dc.title | Práticas de oralidade e de escrita nas aulas de português em contexto de diversidade linguística: o contato entre línguas portuguesa e hunsrückisch em Marechal Floriano, ES. | pt_BR |
dc.type | dissertação_mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal da Paraíba (UFPB) | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/8033735427331713 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.identifier.capes | 23001011069P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Linguagens e letramentos | pt_BR |
ifes.researchArea | Estudos da linguagem e práticas sociais, estudos literários | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado profissional em letras em rede nacional | |
dc.contributor.member | Gomes, Antônio Carlos | |
dc.contributor.member | Oliveira, Demerval da Hora | |
dc.contributor.member | Peres, Edenize Ponzo | |
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