Práticas de oralidade e de escrita nas aulas de português em contexto de diversidade linguística: o contato entre línguas portuguesa e hunsrückisch em Marechal Floriano, ES.
dissertação_mestrado
RESUMO: Esta pesquisa, realizada no Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras -, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), está inserida na linha de pesquisa Teorias da linguagem e ensino, tendo como foco a dialogicidade entre comunidades discursivas, produções literárias e demais manifestações culturais. O projeto “Práticas de oralidade e de escrita nas aulas de Português em contexto de diversidade linguística: o contato entre as línguas portuguesa e hunsrückisch em Marechal Floriano, ES” foi realizado em uma turma de 9º ano da escola estadual de Ensino Fundamental e Médio da Sede do município de Marechal Floriano, ES. Esse município foi colonizado, em meados do século XIX, por imigrantes alemães originários da província do Hunsrück e, em menor proporção, por imigrantes provenientes da região norte da Itália, a partir de 1876. Pretendemos, com esta pesquisa, propor alternativas de trabalho para o ensino de Língua Portuguesa levando em consideração as origens da nossa comunidade. Nosso objetivo, assim, é propiciar aos alunos e à comunidade a compreensão das consequências do contato linguístico que aconteceu entre o hunsrückisch e o português, combatendo o preconceito linguístico e também levando à valorização da variedade do português falada na comunidade e do próprio hunsrückisch, que se encontra em processo de desaparecimento em Marechal Floriano. O referencial teórico que utilizamos em nossa pesquisa é a Sociolinguística Educacional, além de alguns dos conceitos dos Contatos Linguísticos. A metodologia adotada em nosso projeto envolve os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica acerca da história do estado e do município, atividades de sensibilização dos alunos para o bilinguismo, visitas a espaços histórico-culturais, palestras sobre a história e a cultura dos povos que ajudaram a formar Marechal Floriano e entrevistas com pessoas da comunidade, especialmente descendentes de imigrantes hunsriqueanos. Após a análise dos dados coletados, realizamos um evento cultural na escola, aberto à comunidade, no qual foi apresentada uma peça teatral produzida pelos alunos com o tema da formação social e linguística do município. Nosso produto final é um Guia Didático com propostas de atividades pedagógicas destinadas aos professores de Língua Portuguesa, para poderem atuar no combate ao preconceito linguístico e na valorização da cultura e da linguagem de seus alunos e de sua comunidade. Acreditamos que nossa pesquisa contribui para uma maior consciência linguística dos alunos e da comunidade, servindo como subsídio a outros docentes de Língua Portuguesa que atuem em localidades colonizadas por imigrantes ou com forte diversidade cultural e/ou étnica.
ABSTRACT: This research, carried out in the Professional Master's Program in Letters - Profletras, of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) and of the Federal Institute of Espírito Santo (IFES), is part of the line of research Theories of language and teaching, as a focus the dialogicity between discursive communities, literary productions and other cultural manifestations. The project "Practices of oral and writing in Portuguese classes in the context of linguistic diversity: the contact between Portuguese and Hunsrückisch languages in Marechal Floriano, ES" was carried out in a class of 9th year of the state school of Elementary and Middle School Headquarters of the municipality of Marechal Floriano, ES. This municipality was colonized in the mid-19th century by German immigrants from the province of Hunsrück and, to a lesser extent, by immigrants from northern Italy, from 1876 onwards. the Portuguese language teaching taking into account the origins of our community. Our aim, therefore, is to provide students and the community with an understanding of the consequences of the linguistic contact between the Hunsrückisch and the Portuguese, combating linguistic prejudice and also leading to the appreciation of the variety of Portuguese spoken in the community and the hunsrückisch itself. is in the process of disappearing in Marechal Floriano. The theoretical framework we use in our research is Educational Sociolinguistics, in addition to some of the concepts of Language Contacts. The methodology adopted in our project involves the following procedures: bibliographical research on the history of the state and the municipality, activities to raise students' awareness of bilingualism, visits to historical and cultural spaces, lectures on the history and culture of the peoples who helped to form Marechal Floriano and interviews with people from the community, especially descendants of Hunsriquean immigrants. After analyzing the collected data, we held a cultural event at the school, open to the community, in which a theatrical play produced by the students was presented with the theme of social and linguistic formation of the municipality. Our final product is a Didactic Guide with proposals of pedagogical activities destined to teachers of Portuguese Language, in order to be able to act in the fight against linguistic prejudice and in valuing the culture and language of its students and their community. We believe that our research contributes to a greater linguistic awareness of the students and the community, serving as a subsidy to other Portuguese-speaking teachers who work in places colonized by immigrants or with a strong cultural and / or ethnic diversity.
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