Os livros paradidáticos na escola: critérios de escolha a partir da experiência de leitura juvenil nos anos finais do ensino fundamental
dissertação_mestrado
RESUMO: A presente pesquisa buscou compreender os critérios para a escolha de obras paradidáticas a serem trabalhadas nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir das experiências de leitura juvenil. As reflexões realizadas consistem em abordagens do campo das práticas de leitura desenvolvidas em diálogo com as concepções de leitura de Benjamin (1933, 1987, 2002, 2012), Candido (1995) e Petit (2005, 2009), ancorados na metodologia da pesquisa narrativa bakhtiniana. Tratouse de uma pesquisa com base qualitativa que utilizou a perspectiva epistemológica e a metodologia da narrativa bakhtiniana realizada em uma escola pública estadual, localizada no distrito de Piaçú, município de Muniz Freire, Espírito Santo. A partir de encontros dialógicos, buscou-se identificar, mediante a experiência leitora dos participantes, os critérios para a seleção de obras, tendo em vista a potencialização da leitura no ambiente escolar. Desse modo, a pesquisa nos apontou que, dentre as muitas possibilidades para a escolha de paradidáticos, compreender a relevância e a funcionalidade dos paratextos e dos mecanismos de leitura virtual sob a ótica discente são essenciais para compreender as escolhas literárias juvenis.
ABSTRACT: The present research sought to understand the criteria for the choice of paradidactic works to be worked in the final years of elementary school, based on the experiences of reading youth. The reflections carried out consist of approaches in the field of reading practices developed in dialogue with the conceptions of reading of Benjamin (1933), Candido (1995), and Petit (2009), anchored in the methodology of narrative research bakhtinian. It was a research with qualitative basis that used the epistemological perspective and the methodology of the bakhtinian narrative realized in a state public school, located in the district of Piaçu, Muniz Freire municipality, Espirito Santo state. Based on dialogical meetings, the aim was to identify, through the participants reading experience, the criteria for selection of works, in view of the potential of reading in the school environment. In this way, the research pointed out that, among the many possibilities for the choice of paradidactic, to understand the relevance and the functionality of the paratexts and the mechanisms of virtual reading under the optics student are essentials to understand the literary choices of young people.
Redes Sociais