Os poemas que circulam na escola: o trabalho com poemas no ensino fundamental

Silva, Washington Adriano da (2018)

dissertação_mestrado

RESUMO: Os poemas podem ser eficazes nas abordagens relativas aos processos de leitura e escrita? No Ensino Médio é comum percebermos certo estranhamento quando falamos em literatura. Isso decorre, em parte, do pouco espaço destinado a esse tema no currículo do Ensino Fundamental. Quando falamos em poema, o distanciamento torna-se ainda maior, pois não é um texto com protagonismo nas abordagens de leitura e escrita na escola. Isso potencializa o desinteresse dos educandos, tornando a abordagem de tal tema um desafio. Assim, o presente trabalho de Mestrado Profissional em Letras - Profletras, intitulado “Os poemas que circulam na escola”, reflete o desenvolvimento de práticas pedagógicas desenvolvidas com 6º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas de Vila Velha, Espirito Santo, com a análise das produções de alunos. O objetivo dessa investigação consiste na construção de uma proposta de trabalho com poemas na escola, visando a aprofundar o processo da leitura do texto literário, bem como a incentivar a produção de poemas. Nessa pesquisa de natureza qualitativa, utilizamos procedimentos típicos da observação participante. Buscamos as contribuições de Candido (1996), Geraldi (2008), Lajolo (1993, 2008), Paes (1991), Sorrenti (2009), Soares (2002), entre outros, para fundamentar a proposta apresentada. Os resultados demonstram que é possível fazer uma abordagem diferente com as poesias no EF e que o acesso aos poemas pode abrir a porta para a leitura do texto literário. Também foi perceptível o desenvolvimento de uma produção textual mais significativa, concatenada com o contexto em que os educandos estão inseridos, acrescentando aos acúmulos que eles possuem, novas perspectivas de interpretação do mundo e de si mesmos.

ABSTRACT: Can poems be effective in approaches to reading and writing? In High School, it is common to see a certain strangeness when we speak in literature. This is partly due to the limited space allocated to this topic in the elementary school curriculum. When we speak of a poem, the distance becomes even greater, because it is not a text with a leading role in the approaches of reading and writing in school. This strengthens students' lack of interest, making the approach to this topic a challenge. Thus, the present work of the Professional Masters in Letters, entitled "Poems that circulate in school", reflects the development of pedagogical practices developed with 6th grade of primary education in public schools of Vila Velha, Espírito Santo, with the analysis of student productions. The purpose of this research in the construction of a proposal of work with poems in the school, aiming to deepen the process of reading the literary text, as well as to encourage the written production of poems. In this qualitative research, we used the typical procedures of participant observation. We sought the contributions of Candido (1996), Geraldi (2008), Lajolo (1993, 2008), Paes (1991), Sorrenti (2009), Soares (2002), among others, to substantiate the proposal presented here. The results demonstrate it is possible to take a different approach with the poems in the EF and which access to the poems can open the door to the reading of the literary text. The development of a more meaningful textual production, concatenated with the context in which the students are inserted, adding to the accumulations they have, new perspectives of interpretation of the world and of themselves were also perceptible.