Nas ondas do rádio, na frequência da língua portuguesa: a rádio como motivadora da produção textual no ensino fundamental

Carpes, Thayana (2017)

dissertação_mestrado

RESUMO: Partindo da dificuldade em identificar os grandes anseios que permeiam a relação professor-aluno, e com base na necessidade de proporcionar um ambiente atraente aos alunos do Ensino Fundamental, surgiu o desafio de trabalhar a Língua Portuguesa por meio de um veículo capaz de estabelecer mecanismos para o ensino dos aspectos da linguagem relacionados à produção textual. O objetivo é motivar e facilitar os processos de leitura, de interpretação e de produção de textos, utilizando uma rádio simulada na sala de aula, de forma que os alunos conheçam e reproduzam os gêneros mais comuns de uma programação, exercitando a revisão coletiva de textos e criando uma rádio escolar como produto final. Essa proposta metodológica resultou em uma sequência didática que promoveu a interdisciplinaridade e mostrou a utilidade de conceitos, como Textualidade, apresentado por Costa Val. Além disso, aplicou o pensamento sobre Autonomia proposto por Paulo Freire e as concepções de gênero de Koch e Marcuschi, incentivando a leitura crítica, a curiosidade e a ação, por acreditar que o aluno interage com as atividades à medida que enxerga a viabilidade do conteúdo estudado. A sequência didática contemplou uma abordagem bastante heterogênea do universo escolar, assumindo uma postura de aproximação entre o adolescente e a comunidade em que está inserido, partindo de um diálogo com o entorno da escola para divulgação das ocorrências do bairro, sem deixar de debater temas atuais e trazer um ar de alegria, confiança e integração para a unidade de ensino, além de resgatar todo o histórico do rádio em uma aproximação com a internet.

ABSTRACT: The challenge of working the Portuguese language with a method capable of establishing more enthralling composition teaching techniques emerged from the dilemma in acknowledging the requirements that stand between the teacher/student relationship, as well as the need to provide such attractive environment for Primary School students. On these grounds, the purpose presented by this project is to motivate and promote reading, interpreting and writing processes, by having a simulated hyped up radio in the classroom, so that students understand it, thereby are able to reproduce and recreate the most common types of programs, by practicing amongst them reviewing texts and by bringing up a school radio station as of the main project. This methodological plan entailed a didactic sequence which built up interdisciplinarity and proved the value of some concepts, such as textuality, presented by Costa Val. In addition, it has applied the Autonomy thought suggested by Paulo Freire and the conceptions of genders by Koch and Marcuschi, encouraging critical reading, curiosity and action, presuming that the students will interact with the activities as they acknowledge the viability of the studied content. Besides bringing back the radio history with an approach to the Internet, the didactic sequence contemplates a very heterogeneous approach to the school environment by embracing a relating role between the adolescents and the community they are inserted in. That is by establishing communication with the school surroundings areas to disclose the neighborhood events, keeping the dialogue alive and by bringing joy, reliability and integration to the teaching place.