dc.contributor.advisor | Carvalho, Leticia Queiroz de | |
dc.contributor.author | Holanda, Rogério Carvalho de | |
dc.date.accessioned | 2019-12-06T19:37:22Z | |
dc.date.available | 2019-12-06T19:37:22Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | HOLANDA, Rogério Carvalho de. O hiperconto e a formação do leitor : experiências de leitura literária no ensino fundamental. 2018. 234 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Letras, Vitória, 2018 Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000013/00001334.pdf. Acesso em: 25 jun. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/513 | |
dc.description.abstract | RESUMO: A presente pesquisa, desenvolvida na linha “Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes”, pelo Mestrado Profissional em Letras do Instituto Federal do Espírito Santo, apresenta um trabalho com a leitura do gênero hiperconto, como objeto de aprendizagem que possibilite aos professores estimular a produção de
atividades de leitura literária de gênero multimodal e digital em sala de aula. O
principal objetivo dessa proposta didática foi potencializar a leitura literária na sala
de aula do ensino fundamental, levando-se em conta, sobretudo, as condições
sociais e culturais em que estavam inseridos os seus participantes, principalmente
em razão da sua grande inserção na cultura digital. Para tanto, pela dimensão da
linguagem em uso, a proposta baseou-se no quadro teórico enunciativo-discursivo
de Bakhtin (2003, 2011). Além disso, propôs atividades de leitura através dos
conceitos bakhtinianos da compreensão ativa, do sujeito como um ser ativo e
respondente e dos gêneros discursivos (2002, 2011) para provocar uma reflexão
acerca do ensino da leitura e aprendizagem da leitura literária mediado pelos
hipercontos. Ainda sob nossa lente teórica acerca da leitura e da literatura na era
digital dialogamos com alguns pressupostos teóricos de Levy (1999), Marscuschi
(2005, 2008, 2010), Xavier (2010), Rojo (2012), Santaella (2010), Coscarelli (2002,
2007), Ribeiro (2002, 2007), Hayles (2009), Cunha (2009, 2012),Baseio (2014), Yoo
(2007). Para o enriquecimento da discussão sobre a concepção de literatura
buscamos apoio teórico em Bakhtin (2010); Cândido (1989) e Todorov (2009). Para
formularmos as atividades didáticas, apoiamo-nos em Dolz, Noverraz e Schneuwly
(2004). A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa à luz da teoria
dialógica bakhtiniana aplicada às Ciências Humanas, em diálogo com a metodologia
da pesquisa narrativa, que compreendeu o planejamento e a execução de atividades
didáticas, no caso desta pesquisa, práticas de leitura com o hiperconto, além da
observação participante, já que o trabalho com os hipercontos pode garantir ao
aluno a fruição estética, a apreciação crítica da produção literária associada à língua
portuguesa, em especial a da literatura brasileira. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The present research was developed in the line "Reading and Textual Production: social diversity and teaching practices" by the Professional Master in Literature of the Federal Institute of Espírito Santo. It presented a work with the reading of the genre of hyperstory literature, as an object of learning that enables teachers to stimulate the production of literary reading activities of multimodal and digital genre in the classroom. The main objective of this didactic proposal was to enhance the literary
reading in the classroom of primary education, taking into account - above all - the
social and cultural conditions in which its participants were inserted, mainly because
of its great insertion in the digital culture. To that end, the proposal was based on
Bakhtin's enunciative-discursive theoretical framework (2003, 2011). In addition, he
proposed reading activities through the Bakhtinian concepts of subject active
understanding, as an active and respondent being of the discursive genres (2002,
2011) to provoke a reflection about the teaching of reading and learning of literary
reading mediated by the hyperstories. Still under our theoretical lens concerning of
reading and literature in the digital age, we dialogued with some theoretical
assumptions of Levy (1999); Marcushi (2010); Xavier (2010); Red (2012); Coscarelli
(2002, 2007); Ribeiro (2002, 2007); Santaella (2010). For the enrichment of the
discussion about the teaching of literature in school, we sought theoretical support in
Bakhtin (2010); Candido (1989) e Todorov (2009). In order to formulate didactic
activities, we relied on Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). The methodology of
research is qualitative in the light of the Bakhtinian dialogic theory applied to the
Human Sciences, in dialogue with the methodology of narrative research, which
included the planning and execution of didactic activities, in the case of this research,
reading practices with the hyperstory, in addition to participant observation. We found
that the work with the hyperstories can guarantee the student aesthetic fulfillment,
and the critical appreciation of the literary production associated with the Portuguese
language, especially the Brazilian literature. | pt_BR |
dc.format.extent | 234 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Hiperconto | pt_BR |
dc.subject | Leitura Literária | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitor | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | O hiperconto e a formação do leitor : experiências de leitura literária no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/6378473825732607 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.identifier.capes | 23001011069P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Linguagens e letramentos | pt_BR |
ifes.researchArea | Estudos da linguagem e práticas sociais, estudos literários | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado profissional em letras em rede nacional | |
dc.contributor.member | Côco, Dilza | |
dc.contributor.member | Carvalho, Letícia Queiroz de | |
dc.contributor.member | Ramos Filho, Etelvo | |
dc.contributor.member | Sondermann, Danielli Veiga Carneiro | |
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