O hiperconto e a formação do leitor : experiências de leitura literária no ensino fundamental
dissertação de mestrado
RESUMO: A presente pesquisa, desenvolvida na linha “Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes”, pelo Mestrado Profissional em Letras do Instituto Federal do Espírito Santo, apresenta um trabalho com a leitura do gênero hiperconto, como objeto de aprendizagem que possibilite aos professores estimular a produção de atividades de leitura literária de gênero multimodal e digital em sala de aula. O principal objetivo dessa proposta didática foi potencializar a leitura literária na sala de aula do ensino fundamental, levando-se em conta, sobretudo, as condições sociais e culturais em que estavam inseridos os seus participantes, principalmente em razão da sua grande inserção na cultura digital. Para tanto, pela dimensão da linguagem em uso, a proposta baseou-se no quadro teórico enunciativo-discursivo de Bakhtin (2003, 2011). Além disso, propôs atividades de leitura através dos conceitos bakhtinianos da compreensão ativa, do sujeito como um ser ativo e respondente e dos gêneros discursivos (2002, 2011) para provocar uma reflexão acerca do ensino da leitura e aprendizagem da leitura literária mediado pelos hipercontos. Ainda sob nossa lente teórica acerca da leitura e da literatura na era digital dialogamos com alguns pressupostos teóricos de Levy (1999), Marscuschi (2005, 2008, 2010), Xavier (2010), Rojo (2012), Santaella (2010), Coscarelli (2002, 2007), Ribeiro (2002, 2007), Hayles (2009), Cunha (2009, 2012),Baseio (2014), Yoo (2007). Para o enriquecimento da discussão sobre a concepção de literatura buscamos apoio teórico em Bakhtin (2010); Cândido (1989) e Todorov (2009). Para formularmos as atividades didáticas, apoiamo-nos em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa à luz da teoria dialógica bakhtiniana aplicada às Ciências Humanas, em diálogo com a metodologia da pesquisa narrativa, que compreendeu o planejamento e a execução de atividades didáticas, no caso desta pesquisa, práticas de leitura com o hiperconto, além da observação participante, já que o trabalho com os hipercontos pode garantir ao aluno a fruição estética, a apreciação crítica da produção literária associada à língua portuguesa, em especial a da literatura brasileira.
ABSTRACT: The present research was developed in the line "Reading and Textual Production: social diversity and teaching practices" by the Professional Master in Literature of the Federal Institute of Espírito Santo. It presented a work with the reading of the genre of hyperstory literature, as an object of learning that enables teachers to stimulate the production of literary reading activities of multimodal and digital genre in the classroom. The main objective of this didactic proposal was to enhance the literary reading in the classroom of primary education, taking into account - above all - the social and cultural conditions in which its participants were inserted, mainly because of its great insertion in the digital culture. To that end, the proposal was based on Bakhtin's enunciative-discursive theoretical framework (2003, 2011). In addition, he proposed reading activities through the Bakhtinian concepts of subject active understanding, as an active and respondent being of the discursive genres (2002, 2011) to provoke a reflection about the teaching of reading and learning of literary reading mediated by the hyperstories. Still under our theoretical lens concerning of reading and literature in the digital age, we dialogued with some theoretical assumptions of Levy (1999); Marcushi (2010); Xavier (2010); Red (2012); Coscarelli (2002, 2007); Ribeiro (2002, 2007); Santaella (2010). For the enrichment of the discussion about the teaching of literature in school, we sought theoretical support in Bakhtin (2010); Candido (1989) e Todorov (2009). In order to formulate didactic activities, we relied on Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). The methodology of research is qualitative in the light of the Bakhtinian dialogic theory applied to the Human Sciences, in dialogue with the methodology of narrative research, which included the planning and execution of didactic activities, in the case of this research, reading practices with the hyperstory, in addition to participant observation. We found that the work with the hyperstories can guarantee the student aesthetic fulfillment, and the critical appreciation of the literary production associated with the Portuguese language, especially the Brazilian literature.
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