Desafios e Perspectivas na Inclusão nas Aulas de Educação Física de Alunos Autistas no Ensino Fundamental em uma Escola Pública de São Mateus-ES
artigo
Este trabalho explora a inclusão de alunos autistas na educação física no Ensino Fundamental II, abordando os desafios, estratégias e benefícios associados. O estudo tem como objetivo principal analisar através de uma pesquisa bibliográfica, as estratégias de sucesso que os professores de educação física utilizam nas aulas com alunos autistas no Ensino Fundamental, em uma escola pública de São Mateus-ES. Utilizando uma abordagem bibliográfica, foram revisadas diversas fontes acadêmicas sobre o tema. Os resultados indicam que, apesar dos desafios como a falta de formação dos professores e barreiras comportamentais, a acessibilização das atividades e a formação contínua dos educadores são essenciais para promover uma inclusão eficaz. A educação física inclusiva proporciona benefícios significativos, incluindo o desenvolvimento de habilidades motoras, a melhoria da autoestima e a maior inclusão social dos alunos com TEA. O estudo recomenda a adoção de práticas adaptativas e a realização de capacitações específicas para professores, com o intuito de otimizar a inclusão e garantir a participação plena de todos os alunos nas atividades físicas escolares.
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