A inclusão e o ensino de língua portuguesa para alunos com deficiência intelectual leve no Ensino Fundamental II

Leal, Moyanne André de Amorim (2020)

tcc

RESUMO: Esta pesquisa aborda a inclusão e o ensino de Língua Portuguesa para alunos com deficiência intelectual leve no ensino fundamental II. Como objetivo geral pretende-se compreender a forma como os professores de Língua Portuguesa, da rede pública estadual da cidade de Venda Nova do Imigrante, localizada na região serrana no interior do estado do Espírito Santo, realizam seus trabalhos para os alunos com Deficiência Intelectual e como se dá a inclusão dos mesmos no ambiente escolar. A metodologia utilizada neste trabalho, que possui cunho qualitativo, pautou-se em dois procedimentos de pesquisa: o levantamento bibliográfico e, também, estudo de caso com utilização de questionários abertos. A pesquisa foi realizada com um professor de Língua Portuguesa, uma pedagoga e uma professora de Atendimento Educacional Especializado. Para se atingir os propósitos deste estudo, previamente foram elaborados questionários específicos, um para cada participante, os quais foram aplicados pelo google forms via e-mail, devido ao período de enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus. De acordo com os dados desta pesquisa, pode-se considerar que os objetivos traçados foram alcançados, pois foi possível verificar como se dá a inclusão, e o aprendizado especificamente de Língua Portuguesa, para os alunos com deficiência intelectual leve nos anos finais do ensino regular e identificar a forma como os professores de Língua Portuguesa, em conjunto com o professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE), o qual trabalha na Sala de Recursos Multifuncionais, realizam seus trabalhos e adaptação de atividades de forma articulada para estes alunos, considerando a especificidade e necessidade dos mesmos.


Collections: