Viagem pelas crônicas capixabas: contribuições para as práticas de leitura

Almeida, Adriana Márcia de (2016)

dissertação_mestrado

RESUMO: Situada no campo de investigações sobre leitura no Brasil e vinculada ao incentivo da formação de leitores literários, esta pesquisa integra estudos da linha de pesquisa Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes do Mestrado Profissional em Letras (Profletras), do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – Campus Vitória-ES. O tema/foco/objetivo de investigação deste trabalho surgiu da realidade de uma escola da rede pública estadual do município de Cariacica-ES concernente às práticas de leitura aplicadas nas turmas do nono ano, Ensino Fundamental II, pela mediação da pesquisadora, professora de Língua Portuguesa. Este estudo sinaliza novas metodologias que estimulem o interesse dos jovens pela leitura do texto literário, sobretudo pela crônica literária capixaba. Recorremos à metodologia da pesquisa qualitativa, cujo foco se concentra na observação participante e na pesquisa de intervenção. Realizamos oficinas de leitura que permitiram aos alunos o contato com as crônicas literárias capixabas, numa perspectiva humanizadora, evidenciando uma prática pedagógica diferenciada que nos permitiu constatar que o gênero textual crônica é atrativo para os jovens leitores e potencializa a formação do leitor literário. Destacamos aqui as abordagens teóricas de Barthes (1979, 1987, 2004), Candido (1972, 1992), Freire (1989), Todorov (2009), Zilberman (2005, 1991) que essencialmente justificam o diálogo entre a formação do leitor literário, as linguagens e as forças sociais mediadas pelo exercício crítico da leitura. Pela união teoria/prática, as ideias aqui se vão tecendo fio a fio, sustentadas no encontro dialógico entre o leitor e o texto literário, capazes de promover mudança no processo de ensino-aprendizagem e aquisição da leitura.

ABSTRACT: Located in the field of research on reading in Brazil and linked to the incentive of literary readership, this research integrates studies from the Reading and Textual Production research line: social diversity and teaching practices of the Professional Master's Degree in Letters (Profletras), from the Federal Institute of Education Science and Technology of Espírito Santo (Ifes) – Campus Vitória-ES. The theme / focus / research objective of this work came from the reality of a school in the state public network of the municipality of Cariacica-ES concerning the reading practices applied in the ninth grade classes, Elementary School II, through the mediation of the researcher, Language teacher Portuguese. This study indicates new methodologies that stimulate young people's interest in reading the literary text, especially in the literary chronicle of Espírito Santo. We use the methodology of qualitative research, whose focus is on participant observation and intervention research. We held reading workshops that allowed the students to get in touch with the literary chronicles of Capixabas, in a humanizing perspective, evidencing a differentiated pedagogical practice that allowed us to verify that the chronicle enhances the formation of the literary reader. We highlight here the theoretical approaches of Barthes (1979, 1987, 2004), Candido (1972, 1992), Freire (1989), Todorov (2009), Zilberman (2005, 1991), who essentially justify the dialogue between the literary reader. The languages and the social forces mediated by the critical exercise of reading. Through the union theory / practice, the ideas here are weaving thread to edge, sustained in the dialogical encounter between the reader and the text, capable of promoting change in the teaching-learning process and acquisition of reading.