Aplicação de modelos didáticos no ensino de Biologia floral
tcc
Este trabalho busca analisar as ideias e conceitos prévios de estudantes do ensino médio, sobre conteúdos básicos e fundamentais na área de morfologia floral e propor uma ferramenta didática alternativa com uso de modelos didáticos, para promover o processo de ensino e aprendizado, enriquecer e facilitar a aprendizagem do conteúdo. Visando alcançar esses objetivos, realizou-se uma pesquisa qualitativa e quantitativa com alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Geraldo Vargas Nogueira” (Polivalente), acerca dos conceitos fundamentais de peças florais e sistemas sexuais, assim como, foi desenvolvido um modelo de flor uni e bissexual para facilitar a assimilação destes conteúdos. Como resultado da pesquisa, conclui-se que os alunos apresentam dificuldade em compreender os conceitos da botânica, porém, possuem grande motivação em trabalhar com os modelos didáticos, demonstrando a eficácia no processo de construção do conhecimento que este material proporciona.
This paper seeks to analyze the ideas and preconceptions of high school students on basic and fundamental contents in the area of floral morphology and propose an alternative teaching tool with the use of teaching models, to promote the process of teaching and learning, enhance and facilitate learning content. In order to achieve these objectives, we carried out a qualitative and quantitative research with students from State Elementary School and Middle "Geraldo Vargas Nogueira" (‘Polivalente”) some of the fundamental concepts of floral sexual parts and systems, as well as, we developed a model flower uni and bi to facilitate the assimilation of such content. As a result of the research, it was concluded that students have difficulty understanding the concepts of botany, however, have high motivation to work with didactic models, demonstrating the effectiveness of the knowledge construction process that this material provides.
Redes Sociais