Show simple item record

Os escorpiões: uma abordagem etnoaracnológica no ensino de Ciências

dc.contributor.advisorAlencar, Isabel De Conte Carvalho de
dc.contributor.authorColombo, Wesley Dondoni
dc.date.accessioned2024-10-04T18:55:51Z
dc.date.available2024-10-04T18:55:51Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.citationCOLOMBO, Wesley Dondoni. Os escorpiões: uma abordagem etnoaracnológica no ensino de Ciências. 2013. 78 p. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) – Instituto Federal do Espírito Santo, Santa Teresa, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/5092
dc.description.abstractOs escorpiões são provavelmente os primeiros aracnídeos que surgiram e estão entre os primeiros animais que conquistaram o ambiente terrestre. Vivem em todos os continentes, com exceção da Antártida. Eles são encontrados em quase todos os ambientes terrestres, como desertos, savanas, florestas tropicais e temperadas. Muitas lendas e crenças, baseadas quase sempre em fatos mal interpretados, enfatizam a malignidade desses animais, contribuindo assim, para que eles permaneçam mal vistos até os dias de hoje. Considerando as relações afetiva, cognitiva e comportamental que existem entre o ser humano e os escorpiões, realizou-se um estudo pioneiro de cunho etnoaracnológico para o Estado do Espírito Santo. O trabalho de campo foi realizado no período de junho a setembro de 2013 nas escolas do município de Santa Teresa (EEEFM “Frederico Pretti” e EMEF “Ethevaldo Damazio”) e nas escolas do município de São Roque do Canaã (EEEFM “David Roldi” e EMEIEF “Luiz Mônico”), ambos municípios do Estado do Espírito Santo. O universo amostrado foi de 134 indivíduos, com idades variando de 10 a 17 anos, de todas as séries finais do Ensino Fundamental. Os resultados evidenciam as percepções cognitivas, afetivas e comportamentais dos alunos dos municípios de Santa Teresa e São Roque do Canaã sobre os escorpiões. Podemos destacar a inclusão dos escorpiões e aracnídeos de forma geral no domínio etnozoológico “inseto” e o desejo de matar os escorpiões, principalmente pelo medo de acidentes que estes aracnídeos promovem. Conclui-se ainda, que os alunos de ambos os municípios possuem um etnoconhecimento homogêneo em relação aos escorpiões, e ainda, com outras culturas (quilombolas e indígenas, por exemplo). Os estudantes do Ensino Fundamental de ambos os municípios possuem um etnoconhecimento substancial, seja no campo afetivo, cognitivo ou comportamental a respeito da aracnofauna local, bem como em relação aos escorpiões, propriamente ditos. Ressalta-se que tal conhecimento é importante para se aprender mais a respeito da Etnoaracnologia na região, fornecendo dados para gerações futuras, para possíveis comparações e estudos.pt_BR
dc.description.abstractThe scorpions probably are the first arachnids that have emerged and are between the first animals that won the terrestrial environment. They living in all the continents, with the exception of Antártida. They are encountered in almost every the terrestrial environments, as deserts, savannas, tropical and temperate forests. Many legends and beliefs, based almost always in facts evil interpreted, emphasize the malignity these animals, contributing, thus for that they remain evil viewed until the days of today. Considering the affective relations, cognitive and behavioral that there between humans and the scorpions, was held a pioneer study of etnoaracnological interest for the state of Espírito Santo. The work of countryside was performed at the period from june to september of 2013 in the schools of municipality of Santa Teresa (EEEFM "Frederico Pretti" and EMEF "Ethevaldo Damazio") and at the schools of municipality of São Roque do Canaã (EEEFM “David Roldi” e EMEIEF “Luiz Mônico”), both municipalities of state Espírito Santo. The universe sampled was of 134 individuals, with ranging of ages 10 to17 years, of all final grades of basic education. The results show affective perceptions, cognitive and behavioral of students of municipalities of Santa Teresa and São Roque do Canaã about the scorpions. We can detach the inclusion of scorpions and arachnids of forma general on domain ethnozoological "insect" and the desire of kill the scorpions, principally by the fear of accidents that these arachnids promote. We conclude yet, that the students of both of municipalities have an ethnoknowledge homogeneous in relation to scorpions, and yet, with other cultures (maroons and indigenous, for example). The students of basic education of both municipalities have an ethnoknowledge substantial, is on countryside affective, cognitive our behavioral the arachnofauna respect of endemism, well as in relation of scorpions, properly said. It is noteworthy that such knowledge is important for if learn more the respect the Etnoaracnology in the region, providing data for generations future, for possible comparisons and studies.pt_BR
dc.format.extent78 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEtnociênciapt_BR
dc.subjectCiências – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEtnozoologiapt_BR
dc.subjectAracnídeospt_BR
dc.titleOs escorpiões: uma abordagem etnoaracnológica no ensino de Ciênciaspt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.contributor.advisor-coCosta Neto, Eraldo Medeiros
dc.contributor.advisor-coTizo-Pedroso, Everton
dc.publisher.localSanta Teresapt_BR
ifes.campusCampus_Santa_Teresapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
ifes.course.undergraduateCiências Biológicas
dc.contributor.memberZortea, Katia Silene
dc.contributor.memberFurieri, Karina Schmidt


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record