Avaliação do uso de intervenção pedagógica alternativa como instrumento de educação ambiental

Torezani, Paulo Rogerio (2013)

tcc

O convívio dos morcegos com a população humana tem aumentado consideravelmente devido à destruição do seu habitat pela fragmentação contínua dos biomas, em especial a Mata Atlântica. Algumas características deste grupo, como dormir de “cabeça para baixo”, se esconder em cavernas durante o dia e alguns de seus representantes apresentarem hematofagia, despertaram a imaginação da humanidade deste a antiguidade. Mas, ao contrário do que as pessoas pensam, a grande maioria dos morcegos contribui significativamente para o equilíbrio dos ecossistemas naturais, pois são responsáveis pela polinização e dispersão de sementes de inúmeras espécies vegetais, além de contribuir para o consumo e controle de muitas espécies de insetos. Nota-se que muitas são as escolas que realizam projetos interdisciplinares com a finalidade de desenvolver a Educação Ambiental (EA) no ensino. No entanto, é perceptível que existe uma lacuna de instrumentos didáticos contendo orientações práticas sobre a aplicação da EA nas escolas. Assim, o que se está presenciando é uma implantação de uma EA conservadora ou também denominada tradicional, em que se valoriza muito a divulgação de conteúdos ecológicos na busca da preservação. Neste sentido, objetivou-se neste trabalho avaliar a eficácia de uma estratégia alternativa e não convencional de Educação Ambiental em relação as metodologias tradicionais através da desmistificação de quirópteros em uma escola pública do município de São Roque do Canaã – ES. Para isso, propôs-se o circuito de desmistificação como um instrumento alternativo e não convencional de EA. Trata-se de um circuito onde os alunos puderam ter contato com os mais diversos temas relacionados a morcegos, da forma mais interativa, possível contrastando com uma forma convencional, a palestra. Assim, tanto a intervenção alternativa como a convencional foram desenvolvidas com o fim de comparação de resultados. Aplicou-se questionários como instrumento de verificação e os dados obtidos foram analisados através da construção de gráficos e tabelas comparativas antes e depois das intervenções. Pode-se constatar que há aprendizado através da aplicação de intervenções pedagógicas convencionais e não convencionais, no entanto o aprendizado adquirido através da proposta alternativa superou consideravelmente o obtido 10 com a forma tradicional. Também constatou-se que, de fato, uma intervenção não convencional, alternativa, é mais eficaz do que intervenções convencionais, como, neste caso, a palestra e a distribuição de panfletos. Os resultados gerados nas duas turmas mostraram um desempenho muito maior e melhor naquela que sofreu o processo de intervenção alternativa.

The interaction of bats with the human population has increased considerably due to destruction of their habitat by continuing fragmentation of biomes, particularly the Atlantic Forest. Some features of this group, assleeping "upside down", to hide in caves during the day and some of their representatives to make biting, sparked the imagination of mankind this antiquity. But, contrary to manypeople think, the vast majority of bats contributes significantly to the balance of natural ecosystems, as they are responsible for pollination and seed dispersal of many plant species, and contribute to the consumption and control of many insect species. There are many schools that conduct interdisciplinary projects aiming to develop Environmental Education (EE) in schools. However, it is noticeable that there is a lack of teaching tools with practical guidance on the application of EE in schools. So, what is witnessing an implementation of a conservative or also called traditional EE, in which highly values the dissemination of content in pursuit of ecological preservation. In this sense, this study aimed to evaluate the efficacy of an alternative and unconventional strategy of Environmental Education in relation to traditional methodologies through the demystification of bats in a public school in São Roque Canaan - ES.It was proposed a demystification circuit as an alternative and unconventional instrument EE. This is a circuit where the students could have contact with the various issues related to bats, more interactive as possible, contrast to a conventional manner, the lecture. Questionnaires were applied as a tool for verification and the data were analyzed by constructing comparative graphs and tables before and after interventions. As it was expected, there is learning by applying unconventional pedagogical interventions, in this case with a focus on EE. It was also found that, in fact, an unconventional intervention is more effective than conventional interventions, as in this case, the lecture and the distribution of pamphlets. The results generated in the two groups showed a better performance using an alternative process intervention.


Collections: