Levantamento de microalgas no rio Santa Maria do Doce (Santa Teresa-ES) como base para estruturação de uma coleção ficológica para o ensino de Biologia
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O presente trabalho objetivou realizar o levantamento da biodiversidade de microalgas e de variáveis limnológicas abióticas no rio Santa Maria do Doce (Santa Teresa - ES), bem como estruturar uma coleção ficológica com as microalgas coletadas no rio para ser utilizada como recurso didático no ensino de Biologia. Uma coleção ficológica é constituída de algas, preservadas em laminários e/ou frascos com o auxílio de fixadores, como por exemplo, solução de formalina 4%. Para a coleta do perifíton e do fitoplâncton, bem como das variáveis limnológicas abióticas, foram escolhidas cinco estações amostrais ao longo do ecossistema estudado. As variáveis limnológicas abióticas determinadas em cada estação amostral foram as seguintes: condutividade elétrica, sólidos totais dissolvidos, pH, temperatura da água, oxigênio dissolvido, profundidade total, transparência média e zona eufótica da água. As estações amostrais, apresentaram-se de maneira geral como ambientes rasos e com pH alcalino. Os valores de oxigênio dissolvido estiveram dentro dos limites aceitáveis pela resolução CONAMA nº 357/2005. Os valores de condutividade elétrica e os sólidos totais dissolvidos foram crescentes de montante em direção a jusante. A zona eufótica foi total em todas as estações amostrais, em razão da baixa profundidade do rio, e o oxigênio dissolvido ficou sempre abaixo do limite de saturação, com maior valor encontrado na estação mais a jusante, devido ao acúmulo de nutrientes de origem alóctone e autóctone, o que provavelmente favoreceu a atividade fotossintética dos produtores aquáticos. Foi realizada a análise qualitativa das comunidades de algas fitoplanctônicas e perifítica com identificação a nível de gênero. Houve variação espacial do número de táxons nas estações amostrais, principalmente da comunidade perifítica. A classe Bacillariophyceae foi a mais representativa em termos de ocorrência de táxons, tanto no fitoplâncton, quanto no perifíton, com predomínio do gênero Surirella. Foram registrados, em diferentes amostras os gêneros Oscillatoria, Aphanocapsa, Phormidium e Pseudanabaena, que podem ser potencialmente tóxicos, quando encontrados em florações. O levantamento de microalgas e a análise de variáveis limnológicas abióticas no rio Santa Maria do Doce foi de grande importância para o conhecimento da biodiversidade aquática e poderá ser útil para o embasamento de ações conservacionistas e de preservação deste ambiente. No questionário para diagnóstico dos conhecimentos dos alunos, pôde-se perceber que os maiores percentuais de contato destes com as algas ocorreram através do ambiente marinho e do livro didático, e os maiores percentuais de representações de algas foram de organismos macroscópicos, em razão destes serem mais facilmente visualizados no ambiente. A coleção ficológica foi utilizada como recurso didático em duas aulas teórico-práticas, em que os alunos participaram ativamente e atingiram os objetivos pretendidos na maioria das questões trabalhadas após a utilização da coleção, principalmente naquelas relacionadas à morfologia. A utilização da coleção foi válida no sentido de facilitar o processo ensino-aprendizagem, bem como em despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo de microalgas. As coleções biológicas podem servir como material didático para aulas teórico-práticas, permitindo aos alunos vivenciar os conteúdos de forma contextualizada e também como instrumento de educação ambiental para a preservação da biodiversidade.
This study aimed to survey the biodiversity of microalgae and abiotic limnological variables in the Santa Maria do Doce river (Santa Teresa - ES), as well as designing a collection with ficológica microalgae collected in the river to be used as a teaching resource in teaching Biology. A ficologic collection consists of algae, preserved in blades and / or flasks with the aid of fasteners, such as 4% formalin solution. To collect periphyton and phytoplankton as well as abiotic limnological variables, five sampling stations were chosen along the studied ecosystem's abiotic limnological variables determined at each sampling station were as follows: electrical conductivity, total dissolved solids, pH, temperature water, dissolved oxygen, total depth, transparency and average photic zone of the water. Sampling stations, presented in a general way shallow environments and alkaline pH. The dissolved oxygen values were within acceptable limits by CONAMA Resolution 357/2005. The values of electrical conductivity and total dissolved solids were growing upstream toward downstream. The photic zone was complete in all sampling stations, due to the low river depth, and dissolved oxygen was always below the saturation limit, with highest value at station further downstream due to the accumulation of nutrients from allochthonous and autochthonous origin , which probably favored the photosynthetic activity of aquatic producers. The qualitative analysis of phytoplankton and periphyton communities of algae identification at the genus level was performed. There was spatial variation in the number of taxa in the sampling stations, mainly periphyton. The class Bacillariophyceae was the most representative in terms of occurrence of taxa in both the phytoplankton and in periphyton, predominantly gender Surirella. Were recorded in different samples genres Oscillatoria, Aphanocapsa, Phormidium and Pseudanabaena, which can be potentially toxic if found in blooms. The survey and analysis of microalgae abiotic limnological variables in the Santa Maria do Doce river was of great importance for the understanding of aquatic biodiversity and may be useful for the foundation of conservation actions and preservation of environment. In the questionnaire for the diagnosis of students' knowledge, it could be seen that the largest percentage of contact with these algae were through the marine environment and the textbook, and the highest percentages of algae were representations of macroscopic organisms, because these are more easily seen in the atmosphere. The ficologic collection was used as a didactic resource in two lessons theoretical-practical, in which students actively participated and achieved the desired goals in most of the issues worked after using the collection, especially with regard to morphology. The use of the collection was valid in facilitating the teaching-learning process as well as to arouse students' interest in the content of microalgae. Biological collections be used as didactic material for lessons theoretical-practical, allowing students to experience the content in contextualized form, and also environmental education as a tool for biodiversity conservation.
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