Hiperficção e roleplaying games: dos jogos narrativos às práticas de leitura e escrita no ensino fundamental.
dissertação_mestrado
RESUMO: Esta pesquisa foi dedicada ao estudo de uma metodologia de ensino de língua portuguesa, cuja finalidade é incentivar a produção autoral ficcional, como estratégia para envolver os estudantes em um processo de aprendizagem significativa de operações com a linguagem, a partir de abordagem epilinguística e lúdica do texto. O método empregado nesta pesquisa traz os Roleplaying Games, além de outros jogos narrativos, como recursos para o desenvolvimento de narrativas orais e escritas, de modo colaborativo, voltadas para a escrita ficcional. A essência desse método é a promoção da fantasia e da criatividade, com o objetivo de também utilizá-las como subsídio para a criação e o desenvolvimento de narrativas multimodais hipertextuais pelos estudantes, num processo de escrita coletiva em suporte digital. O principal recurso virtual dessa abordagem para a escrita colaborativa é a plataforma de aplicativos www.google.com. A proposta envolveu alunos do 8º ano de uma escola do campo em tempo integral de Vila Velha/ES. As atividades foram desenvolvidas a partir dos estudos de Ausubel sobre aprendizagem significativa, Vygotsky quanto à formação da estrutura cognitiva do adolescente e ao desenvolvimento da aprendizagem colaborativa mediada. A abordagem pauta-se também nos multiletramentos de Rojo, nos estudos de Murray sobre hiperficção e nas concepções de Franchi acerca da epilinguística no trabalho com a linguagem. O produto educacional deste trabalho consiste em um guia de orientações para que outros professores possam aproveitar em suas práticas pedagógicas as estratégias didáticas desenvolvidas nesta pesquisa.
ABSTRACT: This research was devoted to the study of a methodology for Portuguese language teaching, which main goal is to encourage the production of fiction as a strategy for involving students in a process of meaningful learning of language operations, starting out from an epilinguistic and ludic approach of the text. The method employed in this research brings the Roleplaying Games, besides other narrative games, as resources for the development of oral and written narratives, in a collaborative fashion, devoted to fictional production. This method’s essence is the promotion of fantasy and creativity, which goal also is to be used as subsidy for the creation multimodal hypertextual narratives by the apprentices, in a process of collaborative writing on a digital support. The main virtual resource of this approach for collaborative writing is the platform of applications www.google.com. This proposal involved students of 8th grade from an integral time rural area school in Vila Velha/ES. The activities where designed under Ausubel’s perspective of meaningful learning, Vygostky’s studies on adolescent pedagogy, collaborative-apprenticeship learning and the teacher mediation role, as well as Rojo’s multiliteracies conceptions, Murray’s hyperfiction studies and Franchi’s epilinguistics assumptions on language operations. This research results were used for developing an educational material with guidelines for appropriation of other teachers in their pedagogic methods.
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