Avaliação de intervenção viária para a interseção entre as avenidas Maruípe e Nossa Senhora da Penha com o emprego da técnica de microsimulação de tráfego
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RESUMO: O aumento da população brasileira tem provocado uma intensidade significativa no fluxo de tráfego urbano, especialmente em regiões urbanizadas, característica comum em países em desenvolvimento. Como consequência, observa-se um agravamento dos congestionamentos nas vias, tornando imprescindível a adoção de soluções que visem à melhoria da infraestrutura viária. A necessidade de adaptação ao aumento do tráfego e de garantia de condições adequadas de acessibilidade e mobilidade para os usuários é, portanto, uma questão urgente. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento do tráfego no cruzamento das avenidas Nossa Senhora da Penha e Maruípe, uma área que concentra polos geradores de tráfego e que, consequentemente, contribui para o aumento do volume de veículos e pedestres. O estudo propõe a análise da viabilidade de implantação de uma travessia segura para pedestres na Avenida Nossa Senhora da Penha, com a criação de um tempo semafórico exclusivo para pedestres, utilizando uma das faixas de rolamento da Avenida Maruípe. A proposta será avaliada em termos de possíveis impactos na fluidez da Avenida Maruípe. As avaliações foram realizadas por meio de contagens de tráfego, modelagens e microssimulações utilizando o software PTV Vissim, a partir de dados coletados in loco e comparando os cenários atuais com as intervenções futuras. Os resultados indicaram uma piora no nível de serviço, com aumento de 71,40% na fila média e de 7,24% na fila máxima na quarta faixa, além de um aumento de 18,17% nos atrasos para o movimento Avenida Maruípe x Rua Vitalino Valadares e de 71,65% para o movimento Avenida Maruípe x Avenida Nossa Senhora da Penha (sentido Terceira Ponte). Diante desses resultados, é evidente a necessidade de intervenções estruturais que previnam o agravamento das condições de tráfego, sugerindo-se a realização de novos estudos para avaliar o deslocamento da faixa de pedestres e a possibilidade de acomodar um maior número de veículos, de modo a atender às demandas da via.
- Engenharias165
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