Método Colhetear - a heteroidentificação como princípio educativo
dissertacao_mestrado
RESUMO: Esta dissertação trata de proposta interventiva em dimensão multirreferencial, de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação. Se dedica ao território da heteroidentificação para além do controle na implementação de política pública, buscando compreender o potencial educativo do procedimento de verificação da autodeclaração e suas contribuições para o fortalecimento da Educação para as relações Étnico-raciais, no Instituto Federal do Espírito Santo. Para prosseguir com reflexões acerca das relações raciais no Brasil, a pesquisa dialoga com conceitos de raça, racismo, identidade e fenótipo e relaciona o uso que as ciências humanas fazem desses conceitos para nos auxiliar na compreensão de movimentos socioculturais da atualidade. Propõe como objetivo geral a construção de uma proposta de heteroidentificação que atue de forma educativa e apresenta um método próprio e apropriado para alcançar o objetivo proposto: o Método Colhetear – Colaborações da Heteroidentificação para a Educação Antirracista. Criando significações outras, o método integra o sentido de colheita (resultado de um cultivo) com o significado de tear (entrelaçamento de fios entre si ou transformação mediante trabalho intencional), sendo compreendido como um método adequado para cultivar e colher ações (individuais, coletivas e institucionais) que transformam a estrutura das relações raciais através das tecituras da educação, podendo se desdobrar como instrumento - forma - ou como ação geradora – motivo; ora conhecimento - conteúdo - ora produção/partilha - proposta interventiva. O novo método se concretiza por meio de uma metodologia única materializada no que se denomina de “Instalação Colhetear”, um instrumento de coleta de dados capaz de diagnosticar o nível de leitura fenotípica e a compreensão sobre a heteroidentificação dos membros de comissões de heteroidentificação. O Método Colhetear está estruturado em cinco dimensões e, inspirado nas estruturas da pesquisa-ação, se ocupa em diagnosticar o território da pesquisa, planejar, construir, avaliar e propor a implementação de uma proposta interventiva colaborativa. O trabalho dialogado e participativo é proporcionado por um método inovador e desafiador, que reconhece a ERER como proposta curricular inicialmente pavimentada no IFES e a heteroidentificação como ferramenta educativa que traz grandes impactos para o sentirpensarfazerexperenciar de cada dia, sendo capaz de fortalecer a ERER.
ABSTRACT: This dissertation deals with an interventional proposal in a multi-referential dimension, with a qualitative approach of the action-research type. It is dedicated to the territory of hetero identification beyond control in the implementation of public policy, seeking to understand the educational potential of the self-declaration verification procedure and its contributions to the strengthening of Education for Ethnic-racial relations, at the Federal Institute of Espírito Santo. To continue with reflections on racial relations in Brazil, the research dialogues with concepts of race, racism, identity and phenotype and lists the use that the human sciences make of these concepts to help us understand current sociocultural movements. It proposes as a general objective the construction of a hetero-identification proposal that acts in an educational way and presents a proper and appropriate method to reach the proposed objective: the Colhetear Method – Collaborations of Hetero-identification for Anti-Racist Education. Creating other meanings, the method integrates the sense of harvest (result of a cultivation) with the meaning of loom (intertwining threads together or transformation through intentional work), being understood as an adequate method to cultivate and harvest actions (individual, collective and institutional) that transform the structure of racial relations through the textures of education, which can unfold as an instrument - form - or as a generating action - motive; sometimes knowledge - content - sometimes production/sharing - intervention proposal. The new method concretizes through a unique methodology materialized in what is called the “Colhetear Installation”, a data collection instrument capable of diagnosing the level of phenotypic reading and the understanding of the hetero identification of members of hetero-identification commissions. The Colhetear Method is structured in five dimensions and, inspired by the structures of action research, deals with diagnosing the research territory, planning, building, evaluating and proposing the implementation of a collaborative intervention proposal. Dialogued and participatory work is provided by an innovative and challenging method, which recognizes ERER as a curricular proposal initially paved at IFES and hetero-identification as an educational tool that brings great impacts to the feeling, thinking, doing and experience of each day, being able to strengthen ERER.
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