Uso de novas tecnologias ativas na EJA: uma análise das vantagens, desvantagens e dificuldades de implementação
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Com a Pandemia de COVID-19, fechamento das escolas, e adoção do Ensino Remoto Emergencial, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sentiram dificuldades de se adaptarem ao novo modelo de ensino, que ocorria de forma remota por meio de tecnologias digitais e de informação. O presente trabalho analisa as dificuldades de implementação de uma educação tecnológica na EJA antes, durante e após a Pandemia. A metodologia adotada foi de uma pesquisa bibliográfica, foram analisados livros, trabalhos e pesquisas acadêmicas acerca da temática. Buscou se no referencial teórico traçar os principais problemas e dificuldades para implementação do uso de tecnologia da EJA, e a exclusão desses alunos de uma educação tecnológica além dos impactos Ensino Remoto Emergencial (ERE), na vida dos alunos e professores dessa modalidade. Dessa forma verificou-se que alunos da EJA foram excluídos ou estão atrasados em relação a uma educação tecnológica, e tal fato pode ter contribuído para as dificuldades enfrentadas durante o Ensino Remoto. No entanto é possível pensar em caminhos para superar essas dificuldades investindo principalmente na formação continuada de professores para que os docentes possam adaptar suas práticas conciliando uso de tecnologias e metodologias ativas.
With the COVID-19 Pandemic, school closures, and adoption of Emergency Remote Educa tion, Youth and Adult Education (EJA) students found it difficult to adapt to the new teaching model, which took place remotely through technologies digital and information. This work sought to analyze the difficulties of implementing technological education in EJA before, dur ing and after the Pandemic. The methodology used in bibliographic research included studies, works and academic research on the topic. The theoretical framework sought to outline the main problems and difficulties in implementing the use of EJA technology, and the exclusion of these students from technological education in addition to the impacts of Emergency Remote Educa tion (ERE), on the lives of students and teachers of this modality. In this way, EJA students were excluded or delayed in relation to technological education, and this fact may have con tributed to the difficulties faced during Remote Education. However, it is possible to think of ways to overcome these difficulties by investing mainly in continuing teacher training so that teachers can adapt their practices by reconciling the use of technologies and active methodolo gies.
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