Estratégias de avaliação utilizando tecnologias digitais: relato de experiência no ensino de química no ensino médio

Castro, Margarete Aparecida Marçal (2022)

tcc

O presente trabalho registra o desenvolvimento de uma atividade realizada em uma escola estadual, localizada, no bairro-Barra do Riacho no município de Aracruz, no estado do Espírito Santo. O desenvolvimento do trabalho foi proposto durante a realização do curso de pós-graduação em Informática na Educação e foi desenvolvido com duas turmas da terceira série do ensino médio, com um total aproximado de 60 alunos, utilizando a tecnologia como um método diferenciado para uma avaliação exploratória na aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula sobre hidrocarbonetos e as principais funções orgânicas. A sequência didática utilizada foi; logo após a explicação do conteúdo trabalhado, desenvolveu-se em sala de aula resoluções de exemplos e exercícios para melhor internalização do aprendizado. Foi realizada a apresentação da plataforma "Kahoots" como um objeto tecnológico digital educacional para a realização de forma diferenciada da avaliação qualitativa, formativa e quantitativa dos discentes e a plataforma Google forms para realização de formulários que visavam registrar a opinião dos alunos sobre o método utilizado, se este, foi significativo para um aprendizado integral. Os resultados da prática educacional apontam a satisfação positiva dos alunos quanto à utilização da tecnologia digital como instrumento avaliativo exploratório, podendo ser uma das ferramentas nas práticas pedagógicas, para possíveis obtenção de um aprendizado integral.


Collections: