A importância do conhecimento e aplicabilidade das concordâncias nominal e verbal para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
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RESUMO: A Língua Portuguesa, oficial no Brasil e imprescindível a todo tipo de comunicação no país independentemente de sotaques e dialetos, precisa ser bem estruturada na escrita e na fala para que o entendimento seja satisfatório nos meios educacional, profissional e tecnológico. A língua ou o linguajar é a identidade de cada um. Esse trabalho busca detalhar “A importância do conhecimento e aplicabilidade das Concordâncias Nominal e Verbal para a Educação Profissional e Tecnológica”, tendo como objetivo geral mobilizar a compreensão de docentes e discentes sobre a importância dos conhecimentos linguísticos e gramaticais da Língua Portuguesa, enfatizando a Sintaxe de Concordância Nominal e Verbal, tão prejudicadas em sua aplicabilidade oral e escrita. Para tanto, foi tomado como base o artigo escrito pelas autoras Nunes; Rosa (2019); Silva; Souza; Lima (2018) e Silva (2017) que trabalham ideias que se concatenam ao abordarem as dificuldades e necessidades de os alunos adquirirem a norma padrão da Língua Portuguesa, com ênfase em seus usos específicos, reforçando a utilização das “Metodologias Ativas” como alternativas para integrar maior conhecimento às práticas pedagógicas. Concluiu-se que a comunicação linguística precisa ser aperfeiçoada através de mais conhecimento gramatical e linguístico, para maior aplicabilidade no âmbito profissional. Sugere-se então, uma Sequência Didática Gamificada, intitulada “Concordância Nominal e Verbal: Minha Identidade”, que pode ser trabalhada na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Ensino Médio (EM), no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) como modelo de trabalho com Metodologias Ativas, onde se pode usar textos atuais, exercícios e meios tecnológicos como vídeo, e-mail, criação de grupos no Facebook para estudos, mensageiros como WhatsApp, Telegram e elaboração de Mapa Mental para ser enviado por endereço eletrônico, fazendo o aluno protagonista de sua aprendizagem.
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