As literaturas indígenas brasileiras no currículo escolar do ensino médio capixaba
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RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo investigar as perspectivas de abordagem das literaturas indígenas brasileiras nas diretrizes curriculares de língua portuguesa do ensino médio do Estado do Espírito Santo. No que diz respeito à metodologia, o trabalho classifica-se como bibliográfico-documental, já que analisa a inserção das literaturas indígenas do Brasil no documento “Currículo de Língua Portuguesa do Ensino Médio do Espírito Santo”. Ao passo que ocorreram mudanças substanciais resultantes da reforma do ensino médio, nasceu a inquietação de investigar acerca das perspectivas adotadas na abordagem das literaturas indígenas brasileiras no contexto escolar capixaba, tendo como sustentação a implementação da Lei 11.645/2008. A pesquisa dialoga com fundamentações teóricas das áreas de educação como Silva e Scheibe (2017) e literatura como Candido (1995), Kambeba (2018), Kayapó (2021) e Dorrico (2018). Por fim, nota-se que a nova organização curricular do ensino médio capixaba, com seu caráter mercadológico, contribui para a sonegação de direito de milhares de jovens ao conhecimento, propõe uma abordagem homogeneizadora e superficial das literaturas indígenas brasileiras e, por conseguinte, nutre os estereótipos construídos pela narrativa hegemônica.
ABSTRACT: This research aims to investigate the perspectives of approaching Brazilian indigenous literatures in the Portuguese language curriculum guidelines of high school in the State of Espírito Santo. Methodologically, the work is classified as bibliographic-documentary, and it analyzes the insertion of indigenous literatures in the document "Curriculum of the Portuguese Language of the High School of Espírito Santo." While there were substantial changes resulting from the reform of high school, the interest in investigating the perspectives adopted in the approach to Brazilian indigenous literatures in the school context of Espírito Santo was born, supported by the implementation of Law 11.645/2008. The research dialogues with theoretical foundations of the areas of education such as Silva and Scheibe (2017) and literature such as Candido (1995), Kambeba (2018), Kayapó (2021) and Dorrico (2018). Finally, it is noted that the new curricular organization of high school in Espírito Santo, with its marketing character, contributes to the evasion of the right of thousands of young people to knowledge, proposes a homogenizing and superficial approach to Brazilian indigenous literatures and, therefore, nourishes the stereotypes built by the hegemonic narrative.
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