A formação do leitor literário no ensino fundamental II por meio da literatura produzida no Espírito Santo.
dissertação_mestrado
RESUMO: O presente trabalho apresenta reflexões teóricas e uma proposta de intervenção pedagógica em que a Literatura é tratada como expressão cultural e a leitura tornase um momento dialógico e responsivo para o aluno. Almejou-se investigar sobre a formação de leitores literários autônomos desde o Ensino Fundamental com o objetivo de diagnosticar situações do ensino da leitura e da Literatura que favoreçam a formação do aluno-leitor literário e possibilitem o desenvolvimento da oralidade e a leitura dialógica. Para tal, discutiram-se, inicialmente, os conceitos sobre Leitura e Literatura propostos por autores como Freire (1980/1989), Candido (2006), Todorov (2009) e Bakhtin (1926). A seguir, apresenta-se uma análise sobre a literatura brasileira produzida no Espírito Santo, corpus literário das Oficinas realizadas junto aos alunos, seguida por pressupostos teóricos referentes à formação do leitor e à produção de literatura infantojuvenil. A fim de verificar a pertinência das considerações feitas no aporte teórico, realizaram-se Oficinas Literárias com alunos do 9º ano de uma escola municipal de Nova Venécia-ES. Durante os encontros, os discentes leram obras literárias produzidas no Espírito Santo dos gêneros crônica e poema (haikai). Procedeu-se, então, à descrição e análise das oficinas, relatando os resultados obtidos através de observação. Buscamos com esta proposta despertar a consciência cultural do aluno por meio do contato com essas obras, além de desenvolver o prazer pela leitura através de práticas dialógicas em que o discente protagonizou as ações. Observou-se que em um processo de interação, em que a leitura é proposta como prática sociocultural permeada pela apreciação estética, os alunos desenvolveram mais sensibilidade ao texto literário. Encerrou-se esta pesquisa com algumas considerações sobre novas perspectivas necessárias à formação docente a fim de redirecionar o papel que a literatura tem tido nas salas de aula do Ensino Fundamental.
ABSTRACT: This work introduces theoretical reflections and a proposal of pedagogical intervention in how the literature is treated as cultural expression and the reading becomes a dialogical moment and responsive for the student. It was aspired to investigate about the training of autonomous literary readers from Elementary School in order to diagnose situations of teaching of reading and Literature that favor the formation of the literary student-reader and enable the development of orality and dialogic reading. To this such, initially it was discussed the concepts about Reading and Literature proposed by authors such as Freire (1980/1989), Candido (2006), Todorov (2009) and Bakhtin (1926). Further, an analysis was presented of the Brazilian literature produced in Espirito Santo state, literary corpus of Workshops done with the students, followed by theoretical assumptions about the reader's training and production of youth literature. In order to verify the relevance of the considerations made in the theoretical framework, Literary Workshops were done with elementary students of 9th grade of a public school at the city of Nova VeneciaES. During the meetings, the pupils read literary works produced in Espirito Santo state of chronic and poem (haikai) genres . It was proceeded, then, to the description and analysis of workshops, reporting the results obtained thorugh the observation. We seeked with this proposal to awaken the cultural consciousness of the student through contact with these works, and develop the joy of reading through dialogic practices where students staged the actions. It was observed that in a process of interaction, in which reading is proposed as sociocultural practice permeated by aesthetic appreciation, the students developed more sensitivity to the literary text. This search ended with some considerations on new perspectives necessary for the teacher training in order to redirect the role that literature has had on the Elementary School classrooms.
Redes Sociais