Metáfora conceptual: uma estratégia para o desenvolvimento da interpretação
dissertação_mestrado
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo investigar a metáfora como uma via para potencializar o processo de interpretação de textos, quer seja do texto literário ou de outros textos com os quais nos deparamos no cotidiano. A pesquisa faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), da área de concentração única Linguagens e Letramentos, pertencendo à linha de pesquisa Leitura e produção textual: diversidade social e prática docente. Este empreendimento justifica-se por contribuir para as reflexões sobre um importante tema no ensino de Linguagens, a compreensão e interpretação de texto. Trabalhamos com a hipótese de que a metáfora seja uma eficiente ferramenta para ampliar as possibilidades interpretativas, potencializando a interpretação do texto. Esta é uma pesquisa qualitativa desenvolvida através de oficinas aplicadas em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Araribóia, no município de Pancas, Espírito Santo. O trabalho tem como referencial teórico importantes nomes na área de compreensão e interpretação, como Rojo (2004), Leffa (2012), Eco (2012) e Dascal (2006). Para falar sobre metáfora temos em Lakoff e Johnson (2003), nosso principal aporte teórico, recorrendo também a Eco (2012). Como produto final dessa pesquisa, produzimos uma sequência didática sobre a utilização da metáfora em atividades de interpretação, destinada a professores do ensino básico, na expectativa de que seja um instrumento útil para o trabalho em sala de aula.
ABSTRACT: This work aims to investigate metaphors as a facilitation to improve the skill of interpretation, whether it be the literary text or other texts that we find in everyday life. The research is part of the Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, from Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) and Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), belonging to the area of Language and Literacy and to theline of investigation Textual Reading and Production: social diversity and teaching practice. This work is justified by its contribution to the reflections on an important theme in language teaching: interpretation. We work with the hypothesis that metaphors are an efficient tool to improve the ability to interpret. This is a qualitative research developed through workshops applied in an eighth grade class at the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Araribóia, in the municipality of Pancas, Espírito Santo. The work has as theoretical reference important names in the area of comprehension and interpretation as Rojo (2004), Leffa (2012), Eco (2012) and Dascal (2006). To talk about metaphor we have in Lakoff and Johnson (2003), our main theoretical contribution, also resorting to Eco (2012). As a final product of this research, we have produced a didactic sequence for primary school teachers about the use of metaphors in interpretation activities, in the expectation that it will be a useful tool for the teacher's work in the classroom.
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