Presença da crônica na sala de aula: fruição, leitura e escrita

Côrrea, Cristiane (2018)

dissertação_mestrado

RESUMO: O presente trabalho de pesquisa apresentado no curso de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, do Instituto Federal do Espírito Santo (Campus Vitória), visa a promover o interesse e a prática da leitura e da escrita por meio de oficinas com o gênero textual crônica, incentivando os alunos a expressarem-se, por meio da escrita, sobre o que veem e vivenciam em seu cotidiano, dentro e fora da escola. As atividades propostas foram desenvolvidas em uma turma do nono ano da Unidade Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral (UMEF TI) Senador João de Medeiros Calmon, localizada no bairro Parque das Gaivotas, em Vila Velha, no Espírito Santo. O resultado foi a produção de uma coletânea de textos e de um Caderno Pedagógico, instrumentos no quais foram registradas e compartilhadas as atividades desenvolvidas e as criações textuais dos alunos. As oficinas temáticas, organizadas por meio da abordagem qualitativa de natureza aplicada, com objetivos descritivos e seguindo os procedimentos de uma pesquisa-ação, realizaram-se a partir de crônicas de autores nacionais que, lidas e discutidas e usadas como exemplos para a produção de textos, contribuíram para que os alunos se manifestassem por meio da leitura e da escrita. Fundamentando esse trabalho, buscamos as obras de Antônio Cândido (1988), Alfredo Bosi (2006), Ingedore Koch (2015), Delia Lerner (2002), Luiz Antônio Marcuschi (2008), dentre outros estudiosos sobre o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita. Pretendemos, assim, colaborar para que o aluno perceba as diferentes funções da escrita, a importância de reconhecê-las e compreendê-las, e o prazer de atuar como escritor, registrando suas histórias e criações de forma que sua autoestima fosse reconhecida e valorizada dentro e fora do ambiente escolar.

ABSTRACT: The present research work presented in the Professional Master's Degree in Literature - PROFLETRAS, from the Federal Institute of Espírito Santo (Campus Vitória), aims to promote the interest and practice of reading and writing through workshops with the textual genre chronic, encouraging students to express themselves through writing about what they see and experience in their daily lives, inside and outside school. The proposed activities were developed in a ninth grade class of UMEF TI Senator João de Medeiros Calmon, located in Parque das Gaivotas, Vila Velha, Espírito Santo, and will have as educational product the creation of a literary blog and a collection of texts produced at the mentioned school, where students' textual creations will be registered and shared. Thematic workshops, organized through the qualitative approach of applied nature, with descriptive objectives and following the procedures of an action research, will be organized from chronicles of national authors, which will be read, discussed and used as examples for the production of texts through which students can manifest themselves, awakening the desire to be present through reading and writing. For the theoretical basis, we sought the works of Antônio Cândido (1988), Alfredo Bosi (2006), Ingedore Koch (2015), Delia Lerner (2002), Luiz Antônio Marcuschi (2008), among other scholars on teaching and learning reading and writing. We intend to collaborate so that the student perceives the different functions of writing, the importance of recognizing and understanding them, and the pleasure of acting as a writer, also recording their own history and their creations so that their self-esteem is recognized and valued within and outside the school environment