A educação STEM nas escolas do campo

Drescher, Jonatas André (2023)

tcc

A revisão sistemática de literatura intenta fundamentar a possibilidade de aplicação da Educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) nas Escolas do Campo no Brasil, enquanto alternativa didático-metodológica complementar para soluções aos desafios reais da realidade campesina. A investigação percorreu bases de dados do Portal de Periódicos Capes, Portal Scielo Brasil e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, com busca avançada de termos em Língua Inglesa (“STEM”, “STEM Education”, “rural schools”, “field schools”) e em Língua Portuguesa (“STEM”; “Educação STEM”; “Educação do Campo”; “Escolas do Campo”), descritores presentes nos resumos, palavras-chave ou títulos de produções acadêmicas e científicas, nacionais e estrangeiras, a procura de obras referentes à utilização da Educação STEM nas Escolas de Campo do Brasil. A pesquisa relacionou 53 produções acadêmicas consideradas para a análise. As informações encontradas discorreram sobre o conceito da Educação STEM, sua importância no mundo contemporâneo para a resolução de problemas reais e sustentabilidade, relações com a equidade e igualdade de gênero, formação docente e utilização em Escolas Rurais pelo mundo, inclusive em Escolas Urbanas brasileiras, porém, com lacunas sobre a aplicabilidade da Educação STEM em Escolas do Campo no Brasil. A análise indicou possibilidades de inserção, desenvolvimento e resultados mediante aplicação da Educação STEM nas Escolas do Campo no Brasil, visto que a metodologia otimiza a percepção dos estudantes para carreiras científicas, com ganhos pertinentes ao trabalho e demais competências e habilidades alusivas ao espaço campesino. A perspectiva é de que a abordagem STEM integrada às Escolas do Campo possibilite uma educação inovadora e inclusiva para a equidade social e o desenvolvimento sustentável, valorizando as experiências escolares, o papel familiar e o aprendizado cotidiano integrado a realidade campesina. A revisão sistemática de literatura revela espaço para maiores diálogos e pesquisas futuras acerca do emprego da Educação STEM nas Escolas do Campo no Brasil.


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