Memória e oralidade em Santa Maria de Jetibá: uma proposta intercultural para a escrita de memórias literárias

Pereira Neto, Antonio da Silva (2018)

dissertacao_mestrado

RESUMO: Esta dissertação se insere na linha de pesquisa Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes, tendo como foco estudos voltados para a memória, oralidade, interculturalidade e contatos linguísticos. Acreditando que o legado memorial e a oralidade são elementos a serem valorizados na produção textual, este trabalho desenvolve uma proposta de intervenção pedagógica em escrita de memórias literárias, levando-se em consideração as características linguísticas e culturais de Santa Maria de Jetibá, o município onde residimos e atuamos como professor. Tendo como objetivo desenvolver estratégias de escrita de memórias literárias sob uma perspectiva crítica, pretende-se promover a valorização da cultura e da língua pomerana, bem como dos demais grupos étnicos que compõem a comunidade escolar. A proposta de intervenção foi aplicada em uma turma de 9º ano de uma escola municipal de Santa Maria de Jetibá, na zona urbana. A metodologia adotada envolveu a realização de oficinas, a fim de sensibilizar os estudantes acerca do tema memória e oralidade. Foram realizadas rodas de conversa, entrevistas com membros da comunidade santa-mariense e oficinas de produção de memórias literárias. Nesta pesquisa, embasamo-nos teórica e metodologicamente na Sociolinguística Educacional, além da teoria dos gêneros textuais para a produção das atividades em sala de aula. O produto final consta de material impresso com propostas de sequências didáticas, além da produção textual dos estudantes.

ABSTRACT: This dissertation is inserted in the line of research Reading and textual production: social diversity and docent practices focusing on studies related to memory, orality, interculturality, linguistic contact and bilingualism. Holding as a belief that memorial legacy and orality are valuable elements in textual production, this research aims to develop a proposal of pedagogical intervention in the writing of literary memoirs, taking into account the language and cultural characteristics of Santa Maria de Jetibá, the municipality where we live and work as a teacher. Aiming to develop strategies of writing literary memoirs through a critical perspective, promoting the appreciation of the Pomeranian language and culture, as well as of the many other ethnic groups involved. The intervention proposal was carried out by a 9th grade class of a municipal school in Santa Maria de Jetibá. The methodology adopted involved the following: workshops to sensitize the students about the subject, the study of the municipality, conversation groups, interviews, text production workshops. In this research, we are based theoretically and methodogically in Educacional Sociolinguistics, in addition to the theory of textual genres for the production of classroom activities. The final product will be part of the printed material with proposals of didactic sequences, besides the students textual production