dc.contributor.advisor | Bassani, Sandra Mendes da Silva | |
dc.contributor.author | Entringer, Ângela Almeida Nascimento | |
dc.date.accessioned | 2019-12-03T18:05:57Z | |
dc.date.available | 2019-12-03T18:05:57Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | ENTRINGER, Ângela Almeida Nascimento. Ensino e prática da argumentação em comentário on-line : uma proposta para as séries finais do ensino fundamental II. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Letras, Vitória, 2018 Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000013/00001333.pdf. Acesso em: 09 dez. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/502 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Desenvolver nos alunos a capacidade de ler e escrever criticamente e prepará-los para se posicionarem em contexto social, com argumentação consistente, são
alguns dos desafios da prática docente de Língua Portuguesa. Nesse contexto, está
inserido o objetivo geral desta pesquisa que é analisar a argumentação presente em
comentários on-line, produzidos por alunos das séries finais do ensino fundamental
de uma escola da rede municipal de Serra/ES, com o intuito de elaborar uma
proposta de ensino, por meio da utilização do gênero comentário on-line, para
ampliar a capacidade argumentativa dos alunos em situação de interação. Esta
pesquisa se caracteriza como intervenção pedagógica de base qualitativa, de
natureza exploratória e descritiva. Como instrumentos de coleta de dados foram
utilizados, o questionário, a entrevista, a observação participante e a produção de
texto diagnóstico. O trabalho fundamenta-se teoricamente em uma abordagem
sociodiscursiva e na concepção de ensino-aprendizagem do Interacionismo
Sociodiscursivo de Bronckart (1999). Ademais, estão presentes os conceitos de
língua, linguagem e texto apresentados por esse autor e também pelos Parâmetros
Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL, 1998) em diálogo com os conceitos
bakhtinianos de língua, linguagem e interação. Quanto à concepção teórica da
argumentação, apoia-se nos estudos da Nova Retórica de Perelman e OlbrechtsTyteca (2005), e na assimilação pragmática apresentada por Fiorin (2015). Em
relação aos gêneros virtuais, aos gêneros comentário e comentário on-line são
utilizados respectivamente os estudos de Marcuschi (2008, 2010, 2017), Köche
(2010) e Sal Paz (2013, 2016). A partir da análise dos textos diagnósticos, e diante
da necessidade de uma intervenção pedagógica, foi elaborada e aplicada uma
proposta de sequência didática, de acordo com as orientações de Dolz, Noverraz e
Schneuwly (2004), visando a um ensino sistemático das bases da argumentação e
de recursos linguísticos em meio à produção textual do gênero comentário on-line,
em blog criado para a pesquisa. Após aplicação da proposta de intervenção, os
alunos, ao fundamentar uma tomada de posição, apresentaram produções textuais
mais organizadas, com argumentação mais coerente e consistente | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Developing students' ability to read and write critically so as to prepare them to position themselves in a social context, with good argumentation, are some of the
challenges of he Portuguese teaching practice. In this context, the general objective
of this research was to analyze the arguments presented in online comments,
produced by students of the final series of elementary school in a municipal school of
Serra / ES, in order to expand their capacity for argumentation through personal
interaction. This research was characterized as a pedagogical intervention in a
qualitative base, of exploratory and descriptive natureas well. Questionnaires,
interviews, participative observation and the production of a diagnostic text were
used as means of data collection. The work is theoretically based on a
sociodiscursive approach and on the teaching-learning conception of Sociodiscursive
Interaccionism of Bronckart (1999). In addition, the concepts of language and text
presented by this author and also by the National Curricular Parameters (NCPs) are
presented in a dialogue with the Bakhtinian concepts of language, interaction and
dialogism. As for the theoretical conception of argumentation, it is based on the
studies of the New Rhetoric of Perelman and Olbrechts-Tyteca (2005), and on the
pragmatic assimilation presented by Fiorin (2015). In relation to the virtual genres,
the reviews and online commentary genres the studies of Marcuschi (2008, 2010,
2017), Köche (2010) and Sal Paz (2013, 2016) are respectively used. From the
analysis of the diagnostic texts and the necessity of a pedagogical intervention, a
proposal of a didactic sequence was elaborated and applied, according to the
guidelines of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), aiming at a systematic teaching
of the basis of the argumentation and linguistic resources in the midst of the textual
production of the online comment genre and a blog created for research. After the
application of the intervention proposal, the students, as they were able to take a
position on the subject, presented more elaborated text productions, with more
consistent and coferent argumentation. | pt_BR |
dc.format.extent | 117 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Comentário on-line | pt_BR |
dc.title | Ensino e prática da argumentação em comentário on-line: uma proposta para as séries finais do ensino fundamental II. | pt_BR |
dc.type | dissertação_mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes) | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/6565141179671661 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.identifier.capes | 23001011069P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Linguagens e letramentos | pt_BR |
ifes.researchArea | Estudos da linguagem e práticas sociais, estudos literários | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado profissional em letras em rede nacional | |
dc.contributor.member | Gomes, Antônio Carlos | |
dc.contributor.member | Filho, Etelvo Ramos | |
dc.contributor.member | Becalli, Fernanda Zanetti | |
dc.contributor.member | Bassani, Sandra Mara Mendes da Silva | |
Redes Sociais