Condições de trabalho dos bibliotecários na 3º região da rede de bibliotecas escolares de Vila Velha/ES
tcc
Este trabalho aborda as condições de trabalho de bibliotecários (as) escolares da Rede de Bibliotecas Escolares do Município de Vila Velha/ES. O objetivo foi discutir as percepções e sentimentos referentes às condições materiais e imateriais de trabalho de Bibliotecários Escolares da 3ª Região na Rede de Biblioteca Escolares de Vila Velha/ES. Considerando a dimensão da rede de Vila Velha e a limitação temporal dessa pesquisa, o trabalho fixou o estudo na 3ª região do município. A discussão desse questionamento demandou a divisão do estudo em dois momentos. Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica com buscas de documentos em sites de pesquisas, portais e repositórios institucionais. Em seguida foi efetuada a coleta de dados através de questionário online, enviado a todos os bacharéis de biblioteconomia que atuam nas bibliotecas escolares da 3ª região de Vila Velha. Oito dos quinze profissionais que atuam nas bibliotecas escolares da 3ª Região em Vila Velha participaram efetivamente do estudo respondendo ao questionário online enviado por e-mail e WhatsApp. A coleta de dados ocorreu por meio de formulário google, no período de 25/04/2023 a 05/05/2023. A pesquisa teve como questão norteadora: O que dizem os bacharéis em Biblioteconomia da 3ª região de Vila Velha sobre seu local de trabalho e suas práticas profissionais. As conclusões são de que os bibliotecários escolares estão divididos quanto a sua condição de trabalho e alertam para a improvisação que prevalece onde estão instaladas as bibliotecas escolares. A baixa valorização é outra queixa recorrente entre os profissionais que acreditam não existir uma isonomia, em especial, no exercício de suas funções no quadro dos profissionais da educação. Encontros mensais realizados pela Coordenação de Bibliotecas Escolares de Vila Velha vêm suprir uma carência da própria formação do bibliotecário (a) para o trabalho em bibliotecas escolares.
Redes Sociais