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Clube de Ciências para a Educação Ambiental: formação de educadores ambientais no âmbito do Projeto Rio Doce Escolar

dc.contributor.advisorPassos, Marize Lyra Silva
dc.contributor.authorLins, Clóves Vicente
dc.date.accessioned2024-09-23T18:56:20Z
dc.date.available2024-09-23T18:56:20Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationLINS, Clóves Vicente. Clube de Ciências para a Educação Ambiental: Formação de Educadores Ambientais no âmbito do Projeto Rio Doce Escolar. 2024. 135f. Dissertação - (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vila Velha, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/5026
dc.description.abstractEsta dissertação pesquisa as contribuições do curso MOOC “Clube de Ciências como Espaço de Aprendizagem para a Educação Ambiental” na formação de educadores ambientais, no contexto do Projeto Rio Doce Escolar, uma das medidas compensatórias em resposta ao crime ambiental causado pelo rompimento da barragem da Samarco em Mariana/MG. A abordagem da metodologia da pesquisa foi qualitativa, exploratória e participativa. Utilizou-se da análise de conteúdo conforme Bardin para examinar os dados coletados. Os instrumentos utilizados foram questionários, entrevistas, observações e análises das Proposta Pedagógica Aplicada (PPA) e Projeto de Educação Ambiental Escolar (PEAE). Os resultados foram organizados nas etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Os resultados revelam que o curso MOOC analisado contribuiu com o desenvolvimento de competências críticas e reflexivas nos educadores e com a implementação das PPAs e dos PEAEs, com ações pedagógicas inovadoras e comprometidas com a educação ambiental. A investigação mostra como os Clubes de Ciências podem transcender o ensino tradicional de ciências, integrando uma educação ambiental crítica que desafia modelos convencionais e promove justiça social e ambiental. Esta dissertação possibilita contribuições para a literatura, demonstrando a importância dos Clubes de Ciências como espaços de aprendizagem para a educação ambiental de forma contínua, democrática e transformadora. O estudo também destaca a importância de formar educadores capazes de liderar mudanças socioambientais em suas comunidades e reafirma a relevância do Projeto Rio Doce Escolar como uma iniciativa educativa exemplar e transformadora.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation investigates the contributions of the MOOC "Science Club as a Learning Space for Environmental Education" to the training of environmental educators within the context of the Rio Doce Escolar Project, one of the compensatory measures in response to the environmental crime caused by the collapse of the Samarco dam in Mariana/MG. The research methodology was qualitative, exploratory, and participatory. Content analysis, according to Bardin, was used to examine the collected data. The instruments used included questionnaires, interviews, observations, and analyses of the Applied Pedagogical Proposal (PPA) and the School Environmental Education Project (PEAE). The results were organized into the stages of pre-analysis, material exploration, and data processing. The findings reveal that the analyzed MOOC contributed to the development of critical and reflective skills among educators and to the implementation of PPAs and PEAEs with innovative pedagogical actions committed to environmental education. The investigation shows how Science Clubs can transcend traditional science teaching by integrating a critical environmental education that challenges conventional models and promotes social and environmental justice. This dissertation offers contributions to the literature by demonstrating the importance of Science Clubs as spaces for continuous, democratic, and transformative environmental education. The study also highlights the importance of training educators capable of leading socio-environmental changes in their communities and reaffirms the relevance of the Rio Doce Escolar Project as an exemplary and transformative educational initiative.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACTO e Fundação Renovapt_BR
dc.format.extent135fpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjecteducação ambiental, clube de ciências, projeto rio doce escolar, educadores ambientais.pt_BR
dc.titleClube de Ciências para a Educação Ambiental: formação de educadores ambientais no âmbito do Projeto Rio Doce Escolarpt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.contributor.advisor-coNobre, Isaura Alcina Martins
dc.publisher.localVila Velhapt_BR
ifes.campusCampus_Vila_Velhapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
dc.identifier.capes30004012002P7pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
ifes.researchAreaTecnologias Educacionais e Recursos Didáticos no Contexto da Educação em Ciências, Educação Ambiental, Formação de Educadores.pt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4004424177280845pt_BR
ifes.advisorco.latteshttp://lattes.cnpq.br/2613225112487842pt_BR
ifes.course.underposgraduateMESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
dc.contributor.memberAmado, Manuella Villar
dc.contributor.memberAndrade, Mariella Berger
dc.contributor.memberTomio, Daniela
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/8408494362639642pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/3929645439848570pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2405-0320pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3047-2864pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7047-5018pt_BR
ifes.advisorco.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9218-4964pt_BR


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